segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | 08:57:54 Now18°C

Estátua no Morro do Cristo de Barra Velha é interditada por pedaço do braço desabar
Foto: Defesa Civil Barra Velha/Via Diarinho

Morro-do-Cristo-interdicao-2-1536x1152

O desabamento de parte do braço esquerdo da estátua de Jesus no Morro do Cristo, causou a  interdição do local no início da tarde desta terça-feira(14). O local é um dos mais  procurados pontos turísticos da cidade, e o acidente, pela manhã, não deixou vítimas.

Foto: Defesa Civil Barra Velha/Via Diarinho

A interdição foi acompanhada pela Defesa Civil de Barra Velha, através do diretor Elton Cunha. O ponto turístico fica no final da rua Jorge Mayerle, no centro da cidade.

“Num primeiro momento, vi que a estrutura externa de um dos braços cedeu, mas não chegamos a avaliar a parte interna”, explicou o diretor.

“Mas existem rachaduras nas costas e na base também há fissuras. Vamos notificar a prefeitura e pedir a um engenheiro para fazer um laudo de toda a escultura”, reforçou.

A estátua foi construída entre os anos 1998 e 2000, pelo escultor José Cristóvão Batista. Apesar de reformas que revitalizaram o ponto turístico nos últimos 25 anos, a última delas em 2021, já sob o governo do prefeito Douglas da Costa (PL), a estrutura da estátua nunca foi avaliada.

O Morro do Cristo recebe visitantes do Brasil inteiro e do exterior. No local são feitas selfies e outras imagens da lagoa de Barra Velha e das praias central e da Península.

O ponto turístico ficou conhecido em todo o Brasil na primeira versão da novela “Pecado Capital”, da TV Globo, quando apareceu em horário nobre dentro da trama da novela, em 1975. Na época, o Cristo maior ainda não existia, mas a primeira estátua, construída por Walter Becker, já estava lá.

Pontos turísticos

A interdição amplia os problemas vividos por Barra Velha em seus pontos turísticos. A ponte pênsil da Quinta dos Açorianos, segue interditada e será demolida também devido a problemas estruturais.

A estátua da Índia Mani, uma homenagem aos indígenas e à cultura da mandioca, foi arrancada pela Fundação Municipal de Turismo em 2021, na Praça da Lagoa de Barra Velha, com o argumento de que seria reformada, e não voltou mais ao espaço.

Essa escultura de referência indígena é também de José Cristóvão Batista, atualmente morador de Lages, onde assina criações artísticas em todo o planalto serrano.

Vídeo reprodução whatsapp.

 

 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades