segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | 12:31:59 Now19°C

Suspeito de desviar R$ 100 mil de bolsas de estudo para alunos carentes, grupo é alvo de operação em SC

bolsa de estudo

Um grupo suspeito de desviar valores de bolsas para estudantes carentes foi alvo de uma operação da Polícia Civil em Chapecó, no Oeste catarinense, na manhã desta terça-feira (11).

Conforme a investigação, o desvio foi de, ao menos, R$ 100 mil nos últimos três anos, porém pode ser ainda maior. Ninguém foi preso.
O grupo atua em uma instituição com cursos de graduação e pós-graduação oferecidos de forma híbrida, com atividades presenciais e a distância. Os investigados são funcionários e o proprietário. O nome da instituição não foi divulgado.

A investigação começou depois que alunos, que teriam sido contemplados com bolsas de pesquisa, perceberam que ela tinha um valor superior ao da mensalidade ao acessar o sistema para assinatura dos recibos. Em alguns casos, por exemplo, elas chegavam a 150% do preço do curso.
Esses estudantes questionaram a direção, que orientou que eles assinassem os recibos assim mesmo, o que seria considerado como bolsa integral. Mesmo com dúvidas, os alunos seguiram a recomendação por um período, conforme a polícia.

Também há relatos de estudantes que teriam realizado pagamentos das primeiras mensalidades e, quando obtiveram a bolsa, não receberam a devolução do dinheiro. Além disso, alunos relataram que funcionários ligaram para eles pedindo o login no sistema para assinar os recibos.

Nesta etapa da operação, chamada de Bolsa Limpa, a polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão: um deles na instituição e três em casas de investigados. Foram recolhidos documentos, aparelhos eletrônicos e dinheiro.

Os suspeitos podem responder por peculato, falsidade ideológica, apropriação indébita e associação criminosa. As investigações continuam para apurar novos detalhes do esquema.

Policiais durante operação de busca e apreensão em Chapecó — Foto: Polícia Civil/Divulgação/Via G1 SC

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades