segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | 11:49:30 Now19°C

Dengue é assunto sério e não há como fugir desta responsabilidade social; é preciso fiscalizar tudo e todos

Sem título1

A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção.

Qual a importância de falar sobre a dengue?

Realizar a prevenção contra o mosquito da dengue é fundamental. Isso porque, doença é uma ameaça a saúde coletiva. É importante lembrar que, ela pode levar o indivíduo a óbito

Por que a população precisa ajudar no combate à dengue?

É de suma importância a participação da população no combate ao mosquito que causa as doenças dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Essa ajuda pode ser dada a partir da observação e eliminação de eventuais focos.

O que é a dengue Seus sintomas tratamento e prevenção?

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns

Prefeito de Barra Velha decreta situação de emergência para combate à dengue

O prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa, decretou nesta segunda-feira, 24, situação de emergência em saúde pública para o combate à dengue. A medida foi publicada no Diário Oficial, nesta terça-feira, 25, e considera o aumento expressivo de casos notificados de dengue, sendo fundamentais medidas administrativas para contenção.

Conforme o texto, o decreto permite uma série de ações, como autorização para entrada forçada em imóveis públicos e particulares que estejam em situação de abandono, ausência ou que o responsável recuse o ingresso do agente público, e que apresentem necessidade de intervenção para contenção do mosquito. Também limpeza de terrenos baldios sem muros ou cercas, que estejam em situação de abandono, recolhimento de móveis, sucatas ou qualquer material depositado em vias públicas e a convocação de voluntários para reforçar as ações para conter a doença.

O decreto também reforça as penalizações aos proprietários de imóveis em que forem constatados vetores para a proliferação do mosquito, com multas, leve, média e grave, conforme prevê a legislação municipal.

Foto: Reprodução

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades