sábado, 2 de agosto de 2025 | 04:00:43 Now17°C

CNJ afasta juíza federal de Santa Catarina

cnj

Afastamento da magistrada ocorre no âmbito da operação Match Point, da Polícia Federal. Segundo órgão, uma pessoa presa na ação teria sido mantida custodiada de forma irregular.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou o afastamento da juíza Janaína Cassol Machado, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, de forma cautelar. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo órgão, que determinou também a abertura de um processo administrativo.

A magistrada está de licença médica e o g1 não conseguiu localizá-la, assim como a defesa. A Justiça Federal informou que não irá se manifestar sobre o caso.
A operação que motivou o afastamento investigava uma organização criminosa que atua no tráfico internacional e doméstico de drogas, além da lavagem de dinheiro.

Segundo o CNJ, o erro ocorreu por falta da expedição dos documentos necessários no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).

Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, não havia cadastro no BNMP nem do mandado de prisão da ré, nem do alvará de soltura. O sistema ajuda as autoridades da justiça na gestão de documentos relacionados às ordens de prisão ou internação e soltura.
Janaína foi responsável pela ação que prendeu o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luís Carlos Cancellier de Olivo. Na operação, um processo chegou a ser aberto no CNJ contra a magistrada e foi arquivado.

Foto e fonte: G1 SC

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades