A chuva que atinge Santa Catarina há pelo menos duas semanas causou seis mortes, provocou estragos em 149 cidades e faz 26.509 pessoas desabrigadas no estado. Os dados foram divulgados em novo relatório do governo estadual na terça-feira (17) que foi acompanhado de previsão de mais chuva.
Nesta quarta-feira (18), o estado segue com chance de deslizamentos, enxurradas e outros problemas, principalmente no Oeste.
Ao todo, 133 municípios estão em situação de emergência. Além disso, duas prefeituras declararam Estado de Calamidade Pública, são elas: Taió e Rio do Sul.
Mortos
Moacir Valker da Silva, de 59 anos. Morte em Calmon na segunda-feira (16);
Vilmar Xavier, de 41 anos. Morte em Três Barras no domingo (15);
Olívia Becker Berto, 75 anos. Morte em Rio do Sul em 11 de outubro;
Rodrigo José de Farias, de 42 anos. Morte em Palmeira em 7 de outubro;
Maicon Moraes Agostinho, 29 anos. Morte em Campo Belo do Sul em 7 de outubro
Paulo Torinelli, 65 anos. Morte em Rio do Oeste em 4 de outubro.
Vítimas mortas pelas chuvas em Santa Catarina — Foto: Redes sociais/Divulgação/Via G1 SC
Vilmar Xavier e Moacir Walker, que morreram durante as fortes chuvas em Santa Catarina — Foto: Montagem/Reprodução/Redes Sociais/Arquivo pessoal
Previsão do tempo
Entre o Oeste e o Vale do Itajaí, pode haver temporais isolados ao longo desta quarta (18), por causa da umidade vinda do Norte do país. No litoral, a instabilidade perde força e o dia deve ser nublado. Há possibilidade de chuva fraca.
Para quinta (19), pode haver temporais em todo o estado, mas a chance é maior no Oeste. Permanece o risco de inundações e deslizamentos. A sexta (20) também é de tempo instável no Oeste e, apenas no sábado (21) o tempo volta a ficar firme.
Cuidados
A Defesa Civil destacou que deslizamentos podem ocorrer mesmo que não esteja chovendo, já que o solo segue encharcado. O órgão orienta que as pessoas fiquem atentas aos seguintes sinais:
Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
Rachaduras ou fendas em encostas;
Rachaduras novas nas paredes;
Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
Muros e paredes estufadas;
Estalos;
Águas mais barrentas que o normal.
Previsão do tempo
Entre o Oeste e o Vale do Itajaí, pode haver temporais isolados ao longo desta quarta (18), por causa da umidade vinda do Norte do país. No litoral, a instabilidade perde força e o dia deve ser nublado. Há possibilidade de chuva fraca.
Os ventos devem ser fracos e sopram da direção Nordeste. Em relação às temperaturas, elas podem chegar a 25ºC no Oeste e 21ºC nas demais regiões.
Rua Fernando Silva Canoas, em Rio do Sul (SC) — Foto: Rafael Dell Antônia/Reprodução
O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.