
O número de casos de Covid-19 em Santa Catarina aumentou mais de dez vezes em 12 semanas, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive/SC). No final de julho, eram 79 confirmados. Na segunda semana de outubro, 980.
Com isso, a Dive emitiu um alerta reforçando a importância da vacinação, especialmente com a bivalente, e medidas de prevenção, como a etiqueta da tosse (veja mais abaixo).
O aumento do número de casos ocorre principalmente com idosos, a partir dos 60 anos. O maior número de mortes por causa da doença também é nesta faixa etária, especialmente a partir dos 80 anos, conforme a Dive.
Importância da vacinação
A Dive novamente destacou a importância da vacinação contra a Covid e pede que as pessoas procurem os postos de saúde e levem as crianças.
“A gente tem observado uma redução pela procura, principalmente quando a gente fala na vacina bivalente, a vacina bivalente amplia a proteção, além de estarem baixas também as coberturas vacinais para as crianças. Reforçamos que os pais e responsáveis levem seus filhos, levem as crianças para se vacinar, e já também atualizem as suas vacinas”, afirmou a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho.
Prevenção
Além da vacinação, a gerente reforçou as medidas de prevenção contra a Covid:
- lavar as mãos
- etiqueta da tosse – cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir
- se estiver com sintomas respiratórios, procure uma unidade de saúde
- usar máscara
- se estiver com Covid, mantenha o isolamento
- hidrate-se
- mantenha ambientes arejados