
A corrente de ar quente que persiste sobre o território brasileiro permanece ao longo desta quinta-feira (16), mantendo as temperaturas acima da média, de acordo com informações da Climatempo. O calor será particularmente intenso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em partes do Nordeste e Norte.
Os termômetros podem superar os 40º C em estados como Rio de Janeiro e Mato Grosso, onde as capitais integram o Top 5 das capitais mais quentes do país – Campo Grande, Goiânia e Manaus fecham o ranking
O meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, informou à CNN que a onda de calor tem previsão de término no próximo domingo (19), mas as temperaturas continuarão ligeiramente acima da média em diversas áreas do Brasil.
Borges explicou que esse episódio de calor intenso é uma consequência das mudanças climáticas globais, aliadas à influência do fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento das águas dos oceanos. No Sul do país, uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul, gerando áreas de instabilidade. Os estados do Sul permanecem com o risco de chuvas fortes e volumosas.
