
A última semana foi marcada por ações de combate à dengue em Barra Velha. Agentes de combate às endemias – ACE ‘s, retiraram a água acumulada de recipientes e embalagens plásticas nos cemitérios dos bairros Centro e Itajuba. Imóveis abandonados foram vistoriados e limpos após a remoção de entulhos. No sábado, 18, Dia Nacional de Combate à Dengue (Dia D), a equipe percorreu as principais ruas do bairro Centro para orientar a comunidade.
De 1º de janeiro de 2023 até hoje, 20/11, a cidade já registrou 276 focos e criadouros do mosquito. Já são 966 casos positivos, dos quais 02 levaram a morte de pacientes.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue no município, Juliana Zimmermann, esclarece que, na ação de limpeza nos cemitérios, “o agente faz a retirada dos plásticos com água acumulada e depois devolve o vaso para o túmulo”.
Em conjunto com esse trabalho, a equipe também repassa os cuidados para turistas e visitantes, fala dos riscos e de como se prevenir da doença, com a chegada das chuvas de verão.
Na manhã de sábado foi a vez dos pontos com maior fluxo de pessoas receberem a visita dos servidores.
De acordo com o secretário adjunto Maurício Coimbra, “Neste dia, marcamos presença na Praia Central, na Praça Lauro Carneiro de Loyola e em suas proximidades. A equipe foi responsável pela distribuição de material informativo e pela abordagem consciente dos munícipes”.
Hábitos simples podem ajudar na prevenção da dengue. Confira abaixo:
- Limpe as calhas e evite que o acúmulo de galhos e outros objetos impeça o escoamento da água.
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais de estimação.
- Mantenha caixas d’água sempre tampadas.
- Guarde garrafas com a boca virada para baixo.
- Evite plantas que possam acumular muita água.
- Mantenha lixeiras sempre tampadas.
- Preencha os pratos das plantas com areia até a borda.
- Evite acumular entulho, pois pode se tornar um criadouro do mosquito.
- Retire a água acumulada em lajes.
