
O final de semana foi de vitória para o tradicionalista barravelhense, Alan Willian Rosa. Ele venceu o 19º Concurso Nacional de Prendas e Peões, organizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Como Peão adulto, ele venceu os adversários de outros estados e agora representará a principal entidade da cultura gaúcha nos próximos dois anos.
O concurso nacional de prendas e peões reúne adeptos da cultura gaúcha para competir em uma série de provas e o objetivo é escolher os peões e prendas tradicionalista mais completos em cinco categorias: mirim, juvenil, adulto, veterano e xirú. Além da prova escrita, Alan precisou passar por provas artísticas, campeiras, culinária e também no desenvolvimento de projetos culturais, pesquisas históricas e sua vivência tradicionalista.
– É um tipo de competição ainda desconhecido aqui no litoral norte. Muitos conhecem a dança gaúcha, o rodeio de laço comprido, mas ainda existem muitas outras formas de você cultivar essa tradição, seja declamando poesia, contando causos, fazendo um artesanato. E esse concurso vem para reunir todas essas habilidades em uma pessoa só, explicou.
Catarinense de nascimento, mas gaúcho de coração, Alan Rosa representa o CTG Esteio da Tradição, localizado no bairro Escalvado, em Barra Velha. Iniciou no tradicionalismo aos 7 anos através dos cursos de dança da Academia Estilo Serrano, a qual é um dos instrutores atualmente. No final de setembro ele foi escolhido pelo MTG/SC – entidade máxima da cultura gaúcha no estado – para representar Santa Catarina na disputa nacional.
Agora, como 1º Peão Adulto da CBTG e Diretor Jovem, sua missão é auxiliar a entidade no desenvolvimento de projetos que abracem o jovem tradicionalista e disseminem a cultura Brasil a fora.
– Estou ansioso para começar a trabalhar com toda gestão e poder trocar conhecimento com os tradicionalistas do nosso país. Que possamos manter viva essa chama da tradição gaúcha, os princípios e o respeito que o meio exige, destacou ele.
Durante o Congresso Nacional da Tradição Gaúcha, estiveram presentes as delegações de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além dos anfitriões, Rio Grande do Sul.