sexta-feira, 22 de novembro de 2024 | 00:58:49 Now19°C

Prefeito Douglas e secretários Elvis e Mauro estão entre os presos da Operação Travessia

095c0158-3ee1-447d-8fce-c38239281d65

O prefeito Douglas da Costa (PL) está entre as oito pessoas presas em Barra Velha pela Operação Travessia do Ministério Público. Além dele, pelo menos mais secretários municipais também teriam sidos levados ao Fórum nesta quarta-feira, dia 24, para prestar depoimentos. A informação é de que é grande a movimentação na sede do Poder Judiciário local, por parte de pessoas chamadas para prestar depoimento.

O jornalista Ânderson Silva, colunista de política da Rede NSC, informou que Elvis Füchter, do Planejamento, e Mauro da Silva, da Administração, são os secretários detidos. Os demais não foram ainda identificados. Ânderson também relatou que o advogado Wilson Pereira Junior é quem defende Douglas e Élvis, e teria repassado à NSC TV que ambos os clientes colaboraram com os trabalhos do Gaeco.

No entanto, ele disse que o caso segue em segredo de Justiça e que por isso não tem ainda detalhes sobre as investigações. Por fim, relatou que conversou com os dois clientes e que os dois estão tranquilos. Já Mauro é defendido por Ricardo Wippel, que também acompanha os trâmites em Barra Velha.

Saiba mais

A operação das forças de segurança em Barra Velha nesta manhã pegou de surpresa moradores e lideranças políticas da cidade: o Grupo de Ação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) chegou antes das 7h em frente ao Paço Municipal, e pelo menos 13 agentes de segurança – incluindo Polícia Científica – executam o que seria um mandado de busca e apreensão dentro da sede do Poder Executivo.

Essa operação, informou nesta manhã o GAECO e o GEAC, deu início ao cumprimento de 8 (oito) mandados de prisão e 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina na Operação “Travessia”, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações em município do litoral norte catarinense.

Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal (PIC) em trâmite na Subprocuradoria Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público, com apoio do Grupo Especial Anticorrupção (Geac), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Promotoria de Justiça do local dos fatos.

As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2023, apontam supostos crimes de corrupção, com participação de agentes públicos e empresários, na execução de obras públicas. Em contrapartida, é investigado o recebimento pelos agentes públicos de vantagens indevidas dos empresários contratados, às custas de aditivos em série e medições supervalorizadas – entre as obras suspeitas, a construção da ponte sobre o Rio Itajuba, ainda não finalizada.

A deflagração contou com o apoio da Polícia Científica. Os presos serão encaminhados ao Juízo para realização de audiência de custódia. A investigação ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal.

Ex-secretário Pierre desmente fakenews sobre envolvimento na investigação

O ex-presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC) de Barra Velha desmentiu as fakenews que estão sendo propagadas no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Em contato com a reportagem da Rede Marazul, Pierre Costa informou que não é alvo da investigação e já está tomando as medidas judiciais cabíveis contra todos aqueles que compartilharem fotos, vídeos e áudios que o colocam supostamente como envolvido no processo. De acordo com as informações do Ministério Público de Santa Catarina, a investigação é sobre a Ponte de Itajuba, sem envolvimento da FUMTEC.

 

Via Mzl10

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades