Um grupo de 30 policiais penais de Santa Catarina vai prestar assistência emergencial a três unidades prisionais do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes que atingem o estado gaúcho, informou o governo catarinense nesta terça-feira (7).
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
Ao todo, 90 morreram em razão dos temporais até esta terça-feira. Segundo a Defesa Civil gaúcha, há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 131 desaparecidos e 362 feridos.
Os policias, que partem para o Rio Grande do Sul na manhã de quarta-feira (8), vão atuar nos seguintes locais:
- Penitenciária de Canoas 1 (PECAN I)
- Complexo Penitenciário de Canoas (CPC)
- Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM).
Até sábado (4), mais de 1 mil detentos precisaram ser transferidos de unidades prisionais após presídios ficarem ilhados (veja imagem abaixo).
O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Carlos Alves, informou que vem acompanhando a situação junto à pasta no Rio Grande do Sul.
“Nos próximos dias, partirá um contingente altamente qualificado, com ampla experiência em procedimentos prisionais e treinamento operacional, que certamente será de grande valia para reforçar a segurança pública de nossos irmãos no estado vizinho”, declarou.
Bombeiros de SC no RS
Bombeiros de Santa Catarina também atuam em resgates do estado vizinho. Desde 1º de maio, a corporação socorreu 2.073 pessoas e 285 animais, informou a corporação nesta terça-feira.
Na manhã desta terça, também foram mobilizados e deslocados os primeiros binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) catarinenses para atuação na região de Bento Gonçalves (RS). Eles se juntam ao trabalho dos 39 bombeiros que integram as forças-tarefas.
Siga nosso canal de notícias no Whatsapp Clique Aqui
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui