quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | 13:22:48 Now22°C

Volume de atendimentos no PA 24h de Barra Velha é impulsionado também pela proximidade com a BR 101; entenda

pa bv

Com o objetivo de alertar a sociedade sobre os riscos enfrentados nas estradas em geral, a campanha Maio Amarelo, desenvolvida desde o início do mês em Barra Velha, apresenta nesta quinta-feira, dia 23 de maio, os relatos reais do cuidado ofertado pelo Pronto Atendimento (PA 24h) de Barra Velha às vítimas de acidentes de trânsito atendidas no local.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

De acordo com o enfermeiro e coordenador do PA, Felipe Chaves, devido à proximidade de acesso à BR-101, o pronto atendimento recebe muitos casos de pacientes acidentados. “A maioria são vítimas de colisão entre carro e moto ou carro e bicicleta, com fraturas em diferentes partes do corpo”.

O enfermeiro também conta que em dias de chuva, o fluxo de ocorrências aumenta consideravelmente. Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela fiscalização e controle do tráfego nas rodovias federais, a falta de atenção ou reação dos motoristas, motociclistas e pedestres é a principal causa das batidas, chegando a 36%.

As pessoas que sofrem acidente de trânsito chegam ao PA 24h por meio das corporações de Bombeiros Militares e Voluntários, ou pelos serviços da Arteris Litoral Sul. Situações mais leves também vêm por conta própria ao estabelecimento.

Felipe explica como é feito o fluxo do atendimento no PA: “Uma vez dentro da unidade o paciente é admitido na sala de emergência”, detalha. Em seguida, é realizada a avaliação primária com aferição de sinais vitais (pressão, temperatura e peso) e a solicitação de exames físicos como raio-x junto da observação neurológica.

Se o paciente apresentar fratura ele é encaminhado ao hospital São José, em Jaraguá do Sul. Em 2024, o tema da campanha é “Paz no Trânsito Começa por Você”. Com essa iniciativa, todo cidadão barra-velhense está convidado a refletir sobre o que pode fazer para melhorar a segurança no trânsito.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Foto e fonte: Mzl10 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui  

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades