quinta-feira, 21 de novembro de 2024 | 19:44:54 Now19°C

Pescadora atendida pela Epagri lança seu primeiro livro

pescadora-publica-livro-epagri

A história de uma menina que cresceu em sintonia com o mar. Assim é o livro “A menina e o mar”, uma autobiografia da pescadora Safira Cristina Mendes, de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte Catarinense.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Neneca, como a autora é conhecida, conta na obra a história de sua vida na Ilha dos Remédios, onde se criou e aprendeu a ser pescadora com os pais. A obra foi lançada no dia 6 de julho, durante a 30ª Festa da Tainha de Balneário Barra do Sul.

“A menina e o mar” é uma autobiografia da pescadora Safira Cristina Mendes, de Balneário Barra do Sul, SC (Foto: Arquivo pessoal)

Safira fez parte da pesquisa de doutorado da extensionista social e antropóloga Rose Mary Gerber, da Epagri. Passados mais de dez anos de uma relação que se fortaleceu entre as duas, Safira, inspirada no livro de Rose, “Mulheres e o Mar”, escreveu sua primeira obra. “Conheci Neneca por ocasião de minha pesquisa de doutorado em antropologia Social pela UFSC, cuja tese resultou no livro ‘Mulheres e o mar’. Foi a pescadora com quem mais convivi durante os onze meses de trabalho de campo”, conta Rose, que ajudou Safira publicar o livro.

A pescadora conta que foi a convivência com a extensionista da Epagri que a inspirou a começar a escrever. “Com a junção da nossa vivência, comecei a ver outro horizonte. Vi que as mãos que fazem um trabalho pesado também podiam ser usadas de forma delicada. Inspirada pela Rose, mesmo sem ter muito estudo, escrevi o livro em quatro meses”, conta Safira.

Relação com o mar

Mesclando pensamentos, aprendizados e momentos marcantes da infância, da juventude e da vida adulta, Safira mostra na obra as diferentes facetas da vida de menina, mulher, pescadora, esposa, mãe e dona de casa. Com linguagem inspiradora, revela como a relação com o mar e a Ilha dos Remédios moldaram a pessoa que ela é hoje. Ao mesmo tempo, descreve a rotina, as dificuldades e os desafios das famílias que vivem do mar, cujo dia a dia é ditado pelas “vontades” dele.

“Ela sentava-se sobre uma touceira de capim apoiada em seus joelhos. Primeiramente descia os olhos no costão da ilha. Ali mesmo recebia como que um sorriso para ela, a onda empurrada pelo vento, desmanchava nas pedras levantando nevoeiro como fumaça de salitro”, diz um trecho da obra.

Safira (E) escreveu seu primeiro livro encorajada pela extensionista da Epagri Rose Mary Gerber (D) (Foto: Arquivo pessoal)

Alfabetização

Safira frequentou a escola por apenas dois anos e meio durante a infância. Mas como precisava ficar longe da família para poder estudar, não conseguiu desenvolver muito o aprendizado. Hoje, aos 51 anos, ela frequenta o EJA (Educação de Jovens e Adultos), no ensino fundamental, e alterna seu tempo entre os estudos, as atividades da pesca com o marido “Nezinho” e a escrita. “Já estou terminando meu segundo livro”, conta.

A escritora está terminando seu segundo livro (Foto: Arquivo pessoal) 

Inspiração

“A minha inspiração vem do mar e das memórias da infância. Com ele aprendi que tem tempo ruim, mas sempre tem o tempo de calmaria. Comecei a prestar atenção no vai e vem do tempo, do mar, da maré, da lua, e assim encontrei respostas para entender as pessoas”, diz Safira.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Despertar de talentos

Com esse resultado, Rose Mary Gerber, da Epagri, reforça que o trabalho do extensionista é muito mais do que trocar conhecimento, tecnologia e inovação. “Exercitar extensão rural e pesqueira é contribuir com o despertar de talentos e potencialidades, é fortalecer a agricultura e a pesca artesanal em nosso Estado por meio da relação interpessoal pautada pelo respeito e pelo diálogo”, defende. No município de Balneário Barra do Sul, Safira conta com acompanhamento da equipe de extensão local da Epagri.

Para adquirir o livro “A menina e o mar”, basta entrar em contato com a autora Safira Cristina Mendes pelo telefone (47) 99724 6572.

Por Cinthia Andruchak Freitas – Jornalista da Epagri

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades