O arcebispo de Porto Alegre (RS) Dom Jaime Spengler, foi nomeado como o mais recente cardeal brasileiro, elevando o Brasil a uma posição importante na estrutura da Igreja Católica. Nascido em Gaspar, em Santa Catarina, Dom Jaime agora integra o restrito grupo de cardeais no país, que têm o dever de participar na eleição do próximo Papa, caso ocorra a morte ou renúncia do atual pontífice, Papa Francisco.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
A nomeação de Dom Jaime, que possui 64 anos, foi confirmada pelo próprio Papa Francisco e está marcada para ser oficializada no dia 8 de dezembro, durante um consistório em Roma. Essa data é também um momento importante para a Igreja, coincidindo com a celebração da Solenidade da Imaculada Conceição.
Dom Jaime ocupa uma posição de liderança não apenas no Brasil, mas também em âmbito latino-americano. Ele preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, recentemente, assumiu também o cargo de presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM).
Essa nomeação faz parte de um conjunto de escolhas do Papa Francisco para o cardinalato, que inclui religiosos de diversas regiões do mundo, como Argentina, Peru, Japão e Canadá, reforçando a representação global da Igreja.
Quem é Dom Jaime?
Nascido em 6 de setembro de 1960, em Gaspar, Dom Jaime foi ordenado sacerdote em 1990 e possui doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Ele desempenhou diversas missões junto à Ordem dos Frades Menores no Brasil até 2010, quando foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo Papa Bento XVI.
Em 2013, Papa Francisco o designou como arcebispo metropolitano de Porto Alegre, função que exerce até hoje. Em sua trajetória, Dom Jaime foi também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, além de ter liderado a elaboração das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil em 2018.
Na CNBB, ele se destacou como vice-presidente entre 2019 e 2023, sendo posteriormente eleito presidente da entidade em abril de 2023. Poucas semanas depois, em maio, assumiu a presidência do CELAM, reforçando sua influência e responsabilidade nas diretrizes da Igreja Católica em toda a América Latina.
Primeiro filho, dentre quatro, do casal descendente dos primeiros colonos alemães Genésio Bernardo e Léa Maria Spengler, nasceu no dia 6 de setembro de 1960 na cidade de Gaspar no estado de Santa Catarina. Aos 14 anos começou a trabalhar na empresa Linhas Círculo, onde trabalhou por cinco anos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1982, quando foi admitido no Noviciado na cidade de Rodeio.
Fez a Profissão Solene, no dia 8 de setembro de 1985; nos anos de 1986 e 1987 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura de Campo Largo, posteriormente cursou Teologia primeiramente no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, no Rio de Janeiro e depois concluiu no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel no qual, em 1990, obteve a especialização em Sagradas Escrituras. Recebeu a ordenação diaconal no dia 29 de junho de 1989, na cidade de Nazaré, em Israel. Regressando ao Brasil foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1990.
Dos anos de 1991 a 1995 foi mestre de postulantes e professor no Seminário Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. Em Roma, fez o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, nos anos de 1995 a 1998. De 2000 a 2003 foi vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura, na cidade de Campo Largo, no Paraná; foi assistente eclesiástico da Federação Brasileira das Irmãs Concepcionistas, nos anos de 2001 e 2002; superior local e vigário da Paróquia Bom Jesus, na Arquidiocese de Curitiba, de 2004 a 2006.
Em 2010, Dom Jaime assumiu como guardião da Fraternidade de Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, além de ser o vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus de Campo Largo e trabalhar como professor no Curso de Filosofia.
Aos 10 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo titular de Patara e auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Jaime foi ordenado bispo no dia 5 de fevereiro de 2011 na Paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Gaspar no estado de Santa Catarina por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil.
No dia 13 de março de 2011 tomou posse como Vigário Episcopal do Vicariato de Gravataí na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Anjos.
Durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro em Aparecida do Norte em maio de 2001 foi escolhido entre os bispos do Rio Grande do Sul para ser o Bispo Referencial da Pastoral da Educação e Cultura no Regional Sul-3 da CNBB.
Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. No dia 15 de agosto de 2012 Dom Dadeus Grings o nomeou como Procurador e Ecônomo da Arquidiocese de Porto Alegre.
Durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro foi um dos bispos brasileiros escolhidos para ministrar catequeses aos jovens. Aos 18 de setembro de 2013, o Papa Francisco o elevou à dignidade de arcebispo, para metropolita da Arquidiocese de Porto Alegre.
No dia 15 de novembro de 2013 tomou posse como o sétimo arcebispo de Porto Alegre na catedral metropolitana. Aos 29 de março de 2014 o Papa Francisco o nomeou como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
No dia 29 de junho de 2014 recebeu das mãos do Papa Francisco o pálio, que o identifica como metropolita.
Aos 21 de abril de 2015 foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. No dia 23 de abril de 2015, foi eleito Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, para a gestão 2015-2019.
Em 6 de maio, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito primeiro vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023. Em 1 de junho de 2022, o Papa Francisco o nomeou como membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Durante o Angelus de 6 de outubro de 2024, Papa Francisco anunciou que o criaria cardeal no Consistório de 7 de dezembro de 2024.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui