quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | 22:00:58 Now18°C

Programa de Combate à Dengue de Barra Velha faz levantamento dos níveis de infestação da cidade

agentes

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do Programa de Combate à Dengue faz levantamento para monitorar níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti.

O combate à Dengue continua em Barra Velha. Para tornar essa tarefa cada dia mais eficaz, o uso de estratégias de verificação dos indicadores da doença é fundamental. Na próxima semana, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, a equipe de agentes de endemias do Programa de Combate à Dengue de Barra Velha dá início ao Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRA. O método, criado pelo Ministério da Saúde, será aplicado em todos os bairros da cidade e consiste em avaliar o percentual de infestação das residências.

A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, reforça a importância da ação: “Após a execução do LIRA será possível vistoriar 20% dos imóveis do município em um curto espaço de tempo, por isso é fundamental que os moradores sejam receptivos com os agentes, de modo a facilitar as visitas e coletas, quando necessárias”, destaca Lilian.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Juliana Zimmermann, as casas visitadas serão escolhidas por sorteio, com inspeção feita a cada cinco moradias. Nos locais onde forem encontrados focos do mosquito, será feita a coleta e envio para análise do material.

“A partir destes resultados será possível apontar quais áreas apresentam maior risco para pôr fim criar medidas específicas de contenção”, destaca Juliana.

O agente de endemias Guilherme da Fonseca explica quais atividades práticas serão facilitadas pelo uso do LIRA.

“O LIRA vai nos ajudar a identificar os criadouros favoritos do mosquito e as regiões com mais incidência de focos. Depois disso conseguiremos atuar com prioridade nas áreas críticas identificadas e assim planejar com mais eficácia e eficiência ações de rotina como a aplicação de inseticida, a eliminação de criadouros e o atendimento de denúncias”, finaliza Guilherme.

Os agentes estarão trajados com uniforme da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE/SC e crachá da secretaria de saúde de Barra Velha.

Foto e fonte: PMBV

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades