
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do projeto Academia da Saúde promove festa junina com campanha do agasalho para os alunos dos bairros São Cristóvão e Pedras Brancas.
Doe calor! Essa foi a instrução dada este ano na tradicional festa junina do projeto Academia da Saúde, ofertado nas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros São Cristóvão e Pedras Brancas de Barra Velha.
O 4º ‘Pilarraiá’, comemoração típica do mês de junho, aconteceu na última quarta-feira, 25, e reuniu cerca de 80 pessoas para festejar e fazer o bem, com a doação de 50 kg de agasalhos, entregues para a Secretaria de Assistência Social do município. O programa também leva atividades físicas e bem-estar para os pacientes atendidos nos bairros Centro, Itajuba, Sertãozinho e Quinta dos Açorianos, com profissionais de educação física específicos para cada região da cidade.
A professora Angélica Prado, idealizadora da festividade e responsável pelas aulas no São Cristóvão e em Pedras Brancas, conta como surgiu a ideia de unir a confraternização com a campanha. “Foram os próprios alunos que tiveram a ideia. Como o evento do ‘Pilarraiá’ já é uma tradição nas minhas aulas, decidimos escolher a data para colher as doações”, explica a servidora.
Na Secretaria de Assistência Social as entregas das peças recebidas já começaram. A assistente social, Viviane Montanari, fala sobre como funciona esse processo. “Ao todo, entregamos mais de 250 peças já, e ainda temos muitas para entregar. As famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas de baixa renda e cadastradas no sistema CADÚNICO podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS de Barra Velha, localizado na Rua Manoel José Rosa, nº 229, no bairro São Cristóvão, para escolher e receber os itens disponíveis”, comenta Viviane.
A ação do projeto Academia da Saúde demonstra que é possível cuidar do corpo, celebrar a cultura e ainda aquecer o inverno de quem mais precisa. A Secretaria da Saúde agradece a participação de todos e reforça a importância de iniciativas como essa para a construção de uma cidade mais humana e acolhedora.