
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) realiza nesta quarta-feira (9), às 10h, a abertura dos envelopes com propostas para a execução da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Barra Velha. A licitação, que será conduzida na sede da Companhia em Florianópolis, marca o início de um dos maiores investimentos em saneamento da história do município.
Com foco inicial no bairro Itajuba, o projeto prevê a instalação de 52 quilômetros de rede coletora, cinco estações elevatórias e uma Estação de Tratamento com capacidade de 50 litros por segundo. A primeira fase de funcionamento tem potencial para atender cerca de 5,9 mil moradores, podendo ser expandida para até 10,7 mil pessoas.
A licitação está sendo realizada em formato internacional e faz parte de um pacote de investimentos financiados pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI). O edital contempla a execução das obras civis, bem como o fornecimento de materiais e equipamentos necessários para a implementação do sistema.
De acordo com o gerente de projetos da CASAN, Felipe Leite, a obra representa um salto importante para o município. “Esse é um investimento estratégico, que trará ganhos diretos à saúde pública, ao meio ambiente e ao crescimento urbano ordenado de Barra Velha”, afirma.
A previsão da CASAN é de que parte do sistema entre em operação já em junho de 2027, com a conclusão total das obras até 2028.
