
Justiça determina que itens arrecadados indevidamente sejam usados para ajudar outra criança em tratamento. Leilão será realizado em live no Instagram.
Após decisão da Justiça, parte dos bens ligados à polêmica campanha “AME Jonatas” será leiloada para custear o tratamento de Maria Amélia, uma menina de 3 anos moradora de Araquari (SC), diagnosticada com mielomeningocele — uma malformação na coluna vertebral que compromete o desenvolvimento motor e neurológico. Entre os produtos que irão a leilão estão garrafas de vinho, joias, roupas, perfumes, eletrônicos e até triciclos elétricos.
O leilão está marcado para a próxima segunda-feira (14), às 19h30, e será realizado ao vivo no Instagram da Maria Amélia. A mãe da criança, Bruna Gisele das Neves, será a responsável por apresentar os produtos, acompanhada de uma equipe que vai cronometrar os lances e registrar os valores ofertados.
Como vai funcionar o leilão
Segundo Bruna, todos os itens foram avaliados previamente para garantir a transparência na condução do processo. Foi feita uma triagem para verificar quais produtos são originais, quais são réplicas e em que estado se encontram. A estimativa de preço foi baseada em pesquisas de mercado, incluindo anúncios no Facebook Marketplace e OLX.
“Eles passaram por uma avaliação para sabermos o que é réplica, o que está funcionando ou dentro da validade. Tivemos essa preocupação para que tudo seja muito certo”, explica Bruna.
Durante a live, o item será apresentado e, após o lance inicial, o público terá um minuto para fazer novas ofertas. O maior valor nesse tempo leva o produto. As compras poderão ser feitas no cartão de crédito.
Itens que serão leiloados
Alguns dos itens já confirmados para o leilão são:
-
TV Samsung 50 polegadas
-
Triciclos elétricos
-
Violão elétrico (sem autógrafo)
-
Relógio Technos dourado
-
Óculos de sol Ray-Ban
-
Óculos de sol Evoke
-
Jaqueta para motociclista
-
Perfumes Dolce & Gabbana e Giorgio Armani
-
Garrafas de vinho Prince de Richemont
-
Caixa de som JBL
-
Tênis Nike
-
Ternos Raffer Cool
-
Anel com pedraria
Itens ficarão de fora e serão rifados
Alguns produtos recebidos não irão ao leilão por serem considerados exclusivos e de valor potencialmente elevado. Entre eles estão:
-
Guitarra autografada por Luan Santana
-
Camisetas de times autografadas
-
Par de alianças da joalheria Big Ben
Estes itens serão rifados ou vendidos de forma separada, com o objetivo de permitir uma participação mais ampla da população e obter maior arrecadação.
Recursos serão destinados ao tratamento de Maria Amélia
Todo o valor arrecadado será usado no tratamento de Maria Amélia, que foi diagnosticada com mielomeningocele ainda durante a gestação, com apenas 24 semanas. A condição causa a má formação da medula espinhal e pode levar a deficiências motoras e neurológicas graves.
Além da família de Maria, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, também será beneficiado com a venda de um veículo que havia sido apreendido no caso.
Entenda o caso “AME Jonatas”
A campanha “AME Jonatas” foi criada em 2017 por um casal que buscava recursos para tratar o filho diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, uma doença rara e grave. O medicamento Spinraza, recém-lançado na época, custava cerca de R$ 3 milhões.
A mobilização teve grande repercussão e arrecadou mais de R$ 4 milhões. No entanto, uma investigação revelou que os pais da criança desviaram parte dos recursos para uso pessoal — comprando bens, pagando serviços e elevando o padrão de vida da família. O menino faleceu em janeiro de 2022, aos 5 anos, após uma parada cardiorrespiratória.
Em 2024, os pais foram condenados pela Justiça Federal: Aline recebeu pena de 22 anos e Renato, 38 anos de prisão, totalizando 60 anos de condenação. O juiz considerou que, mesmo com parte dos recursos usada no tratamento, os gastos excessivos não condiziam com a justificativa apresentada.
Leilão solidário
📍 Data: Segunda-feira (14/07)
🕢 Hora: 19h30
📲 Transmissão: Instagram da Maria Amélia (@ perfil a ser confirmado)
