sábado, 30 de agosto de 2025 | 16:21:02 Now20°C

Programa Praia + Segura de Barra Velha recebe visita do Curso de Guarda-Vidas Militar do CBMSC

bombeiros

Na tarde desta quarta-feira (8), os alunos do Curso de Guarda-Vidas Militar (CGVM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram uma visita ao Centro Regional de Tecnologia e Inovação de Barra Velha.

O CGVM 2025 conta com 22 Bombeiros Militares de diversas regiões do estado, que buscam excelência na formação para atuar na função de guarda-vidas militar. Durante o curso, eles recebem instruções variadas, incluindo o uso das tecnologias mais recentes voltadas à prevenção de afogamentos.

O principal objetivo da visita foi conhecer a sala de gerenciamento de atividades do programa Praia + Segura, que funciona em escala estratégica e conta com a presença de guarda-vidas civis voluntários vinculados ao CBMSC. Na ocasião, foi apresentada a ampliação do videomonitoramento e o uso da inteligência artificial (IA) nas praias do município, desenvolvidos nos últimos meses.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha, Capitão Rafael Manoel José — que também coordena o CGVM — acompanhou a visita. Ele destacou que a tecnologia de videomonitoramento, por meio da plataforma “O Guardião”, abrange a Praia Central, Lagoa (Quinta dos Açorianos), Tabuleiro, Praia do Sol, Pedras Brancas e Negras, além da Praia do Grant. Os dispositivos instalados possuem zoom superior a 1 km, permitindo identificar situações de risco, emergências na faixa de areia, crianças perdidas e o monitoramento de embarcações.

“Desde a criação do sistema, em 2023, até hoje, o videomonitoramento vem sendo realizado em Barra Velha através dessa parceria entre a prefeitura e o CBMSC de forma muito positiva. Dos 20 km de praias arenosas oceânicas que temos, mais de 5 km já são monitorados por câmeras, além da própria lagoa de Barra Velha, em pontos com grande frequência de uso para lazer. Assim como Balneário Camboriú, já somos referência para todo o estado”, afirmou o Capitão Rafael Manoel José.

O prefeito Daniel Pontes da Cunha ressaltou que “a integração entre tecnologia de ponta e a atuação qualificada dos nossos profissionais representa um divisor de águas para a segurança pública em Barra Velha. A expansão do Programa Praia + Segura reafirma nosso compromisso com o que há de mais importante: a integridade e o bem-estar de todos”.

A parceria entre a Prefeitura de Barra Velha e o CBMSC, com o uso das novas tecnologias, tem um objetivo claro e único: a prevenção da vida.

bombeir
bombeiro
bombeiros

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades