sexta-feira, 18 de julho de 2025 | 20:44:38 Now16°C

Entenda o que levou o STF a decidir pela operação contra Bolsonaro

bolsonaro

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta (18) na casa do ex-presidente e na sede do PL. Decisão ocorre em meio a tensões diplomáticas e desdobramentos sigilosos no Supremo.

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (18), mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro e na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília. As ações fazem parte de uma investigação em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O processo foi aberto no último dia 11 de julho e corre em sigilo.

De acordo com fontes da PF, a operação pode ter relação com recentes declarações de Bolsonaro envolvendo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta semana, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que gerou forte repercussão no meio político e econômico. Bolsonaro, por sua vez, afirmou na quinta-feira (17) que estaria disposto a negociar pessoalmente com Trump, desde que o governo brasileiro lhe devolvesse o passaporte, retido pela PF desde fevereiro de 2024.

A decisão do STF impôs uma série de restrições ao ex-presidente, incluindo recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 7h, proibição de uso de redes sociais, de contato com aliados políticos e embaixadores, além de vedação de aproximação com qualquer sede diplomática.

Embora os motivos exatos da operação não tenham sido divulgados oficialmente, especialistas apontam que as declarações recentes de Bolsonaro e possíveis articulações internacionais podem ter acendido um alerta no STF e na PF, ampliando o escopo das investigações que envolvem o ex-presidente.

O caso promete novos desdobramentos nos próximos dias, à medida que mais informações forem divulgadas oficialmente pelas autoridades.

Foto: Reprodução 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades