
A Secretaria de Saúde de Barra Velha incluiu, desde o início de agosto, a fisioterapia pélvica na lista de especialidades do Centro Integrado de Reabilitação (CIR). O serviço, que já está atendendo moradores da cidade, oferece acompanhamento individualizado e humanizado, com foco na funcionalidade, prevenção e reabilitação.
Segundo a secretária de Saúde, Lilian Ramos Gervasi, a decisão foi motivada pelo aumento na demanda por cuidados relacionados à saúde da mulher, idosos e pessoas com disfunções urinárias e intestinais — situações que já representam cerca de 15% dos atendimentos do CIR.
“A fisioterapia pélvica auxilia nesses casos, melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes”, destacou Lilian.
A modalidade é indicada para homens e mulheres, desde a adolescência até a terceira idade. O atendimento é realizado por servidora municipal capacitada, que orienta exercícios e aplica técnicas específicas.
A coordenadora do CIR, Bruna Droique, explica que o acesso ao serviço começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o médico avalia o paciente e encaminha para um especialista da rede SUS. Este solicita a inclusão do nome na fila municipal, que é organizada conforme dados clínicos e histórico de saúde.
“Assim, garantimos uma triagem qualificada e eficaz”, afirma Bruna.
O novo serviço conta com um equipamento moderno, que possibilita recursos como a eletroestimulação funcional, combinada a técnicas manuais e exercícios pélvicos específicos. A fisioterapeuta responsável, Rosângela Fantin, comemora a novidade:
“Com essa ferramenta, poderemos alcançar resultados mais assertivos nos tratamentos”, afirma.
Com a implantação da fisioterapia pélvica e a aquisição do novo aparelho, a Secretaria de Saúde reforça o compromisso de manter e ampliar ações voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida da população de Barra Velha.


Fotos e fonte: PMBV