
As operações aéreas em Florianópolis, Navegantes e Joinville foram impactadas por um “apagão” na comunicação entre 10h30 e 11h30 desta segunda-feira (18). De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), houve uma queda nas frequências de comunicação da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW).
Por medida de segurança, todas as decolagens originadas ou com destino à região afetada foram temporariamente suspensas.
Impacto nos aeroportos
-
Navegantes: 1 voo cancelado com destino a São Paulo e 1 atraso.
-
Joinville: 1 voo cancelado para São Paulo e 1 atraso.
-
Florianópolis: 10 voos atrasados, segundo a concessionária Zurich Airport Brasil.
Uma passageira relatou que o voo dela, programado para as 10h05 com destino ao Rio de Janeiro, só decolou às 11h45.
As operações nos três aeroportos já foram restabelecidas.
O que dizem as autoridades
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, por volta das 10h30 desta segunda-feira (18), foi registrada uma queda nas frequências de comunicação da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW). Visando a manutenção da segurança operacional, foram temporariamente suspensas todas as decolagens originadas e com destino à região afetada.
Imediatamente após a ocorrência ser identificada, a equipe técnica do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) atuou prontamente para a solução do problema. As frequências foram restabelecidas por volta das 11h15, com a normalização gradual das operações aéreas em seguida.
As causas das quedas de frequências ainda estão sendo apuradas.”
Aeroporto de Florianópolis
“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que até o momento registrou atrasos em 10 voos, devido à suspensão de decolagens determinada pela Torre de Controle entre 10h33 e 11h29 da manhã de hoje (18/08). As operações já foram retomadas. Passageiros com voos atrasados devem procurar a companhia aérea.”
Aeroportos de Joinville e Navegantes
“A Motiva informa que, na manhã desta segunda-feira (18), foi identificada uma instabilidade na frequência de comunicação do controle de aproximação no Aeroporto Internacional Afonso Pena, que já foi reestabelecida pelo Cindacta, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo controle do tráfego aéreo.”
