
As áreas de plantio em Araquari começam a ganhar vida com o início da nova safra de maracujá. A prefeitura já recebeu as mudas, e o plantio começou oficialmente no município. Para esta temporada, foram adquiridas 33.600 mudas, número menor do que na safra anterior, quando 45 mil mudas foram distribuídas.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Marvin de Bruns, a redução no número de mudas está relacionada ao espaçamento no plantio. “No ano passado, nosso objetivo era obter uma colheita precoce, então adotamos um espaçamento menor. Porém, devido ao preço baixo da fruta, não alcançamos a expectativa de produção versus retorno. Neste ano, optamos pelo cultivo tradicional, com espaçamento maior, investindo mais nos cuidados das plantas e na adubação, para obter frutos de melhor qualidade”, explicou.
A floração deve começar em outubro, e os primeiros frutos estão previstos para aparecer no final de dezembro.
Na safra passada, Araquari colheu 400 toneladas de maracujá, abaixo da expectativa inicial de 550 toneladas, afetada pelo excesso de chuva no final de 2024 e pela estiagem em fevereiro de 2025. Para a nova safra, a meta da Secretaria de Agricultura é alcançar 450 toneladas.
A prefeitura subsidia 100% da compra das mudas e oferece assessoria técnica aos produtores, que ficam responsáveis pelas despesas de manejo, como aplicação de insumos e adubação.
