Policiais rodoviários federais flagraram, na noite desta quinta-feira (21), cinco motocicletas equipadas com mecanismos para esconder a placa de identificação na BR-101, nos trechos de São José e Palhoça, na Grande Florianópolis.
De acordo com a PRF, os veículos — todos modelos esportivos de alta cilindrada — estavam com suportes articulados que permitiam levantar a placa na posição horizontal, dificultando a leitura dos caracteres e tentando burlar a fiscalização.
A ação foi direcionada a motociclistas e também revelou outras irregularidades, como placas dobradas, ausência de silenciador do escapamento (retirado para aumentar o barulho), pneus carecas e licenciamento vencido. Diversas motos foram recolhidas ao pátio até que as situações sejam regularizadas.
Apesar de serem veículos ágeis e econômicos, as motocicletas expõem seus ocupantes a maiores riscos no trânsito. Segundo dados da PRF, em média, 45% dos acidentes graves registrados no país envolvem motociclistas. Esse índice é ainda mais elevado nos grandes centros urbanos, como Florianópolis, onde o uso da moto é intenso.
Fotos: PRF