segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | 15:19:45 Now16°C

Cinco regiões de SC têm mais de 95% dos leitos de UTI adultos ocupados

uti

Santa Catarina enfrenta um momento crítico na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. Cinco regiões do Estado registram taxa superior a 95% de lotação, sendo que o Litoral Norte e o Oeste já atingiram 100% da capacidade, sem vagas disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges).

Atualmente, o Estado conta com 979 leitos de UTI adultos, dos quais 936 estão ocupados. Além das regiões em situação máxima de lotação, o Norte catarinense tem apenas três leitos disponíveis para uma população de cerca de 1,4 milhão de pessoas. A Grande Florianópolis e o Sul também apresentam índices preocupantes, com 96,7% e 97% de ocupação, respectivamente.

Na outra ponta, a Serra Catarinense registra a menor taxa de lotação (80,7%), seguida do Meio-Oeste (91,8%) e do Vale do Itajaí (94%).

Expansão de leitos e sazonalidade

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Santa Catarina foi o Estado que mais expandiu a rede SUS de UTIs nos últimos anos. Desde 2023, foram abertos 291 novos leitos, entre adultos e infantis. Além disso, neste período de sazonalidade das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), foram criados 59 leitos emergenciais.

A SES destaca que a alta taxa de ocupação é uma característica histórica dos hospitais estaduais, que concentram atendimentos de alta complexidade, cirurgias e casos emergenciais. Entre as principais causas de internação em UTI adulto estão doenças respiratórias, cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Na última sexta-feira (22), o Painel de Leitos de UTI registrava 187 vagas disponíveis em todo o Estado, sendo 47 para adultos, 64 neonatais e 76 pediátricas. A taxa média geral de ocupação é de 87%.

Situação em Joinville

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, chegou a emitir um ofício ao Samu solicitando o redirecionamento de pacientes para outras unidades em razão da superlotação. Segundo o documento, havia 84 pacientes no pronto-socorro e outros 40 em observação aguardando internação.

A SES confirmou a medida, válida até às 17h de sexta-feira (22), e ressaltou que a unidade mantém atendimento em sistema porta aberta, funcionando 24 horas por dia. O hospital passa atualmente por obras de reforma e ampliação em setores como Emergência e Cardiologia, o que reduziu temporariamente a capacidade de atendimento.

Rede integrada e vacinação

A Secretaria reforça que o sistema de saúde catarinense atua em rede, garantindo assistência por meio da regulação de leitos em outras regiões ou, se necessário, na rede privada.

O órgão também alerta para a importância da vacinação contra a gripe, disponível para toda a população. O imunizante protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil e ajuda a prevenir formas graves de doenças respiratórias.

Foto: Arquivo Secom Via: NSC 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades