
O professor e historiador José Carlos Fagundes (Cacá Fagundes) lança no próximo dia 5 de setembro, durante a Festa Nacional do Pirão, em Barra Velha, o livro “Pequenos apontamentos sobre a emancipação política de Barra Velha (1861-1961)”. A obra, com 102 páginas, apresenta um panorama histórico do processo de emancipação política do município.
Segundo o autor, o livro descreve de forma sucinta a luta dos barra-velhenses pela autonomia, iniciada em 1876, quando a freguesia do Bom Jesus do Parati foi elevada à condição de Vila e Barra Velha acabou anexada.
“O desejo dos barra-velhenses de continuar vinculados a São Francisco do Sul ou de conquistar a sua autonomia política foi uma das causas da rivalidade entre a sede e o respectivo distrito”, destaca Cacá.
A pesquisa envolveu mais de uma década de levantamento documental e traz registros sobre:
-
A jurisdição territorial de Barra Velha ao longo dos anos;
-
A criação e extinção de freguesias na região;
-
A atuação do líder liberal Miguel Soares da Rocha;
-
O papel do “Porto do Sertão” para a economia regional;
-
O rebaixamento do município do Parati em 1923.
O segundo capítulo aborda a revogação da lei de criação do município em 1956 e o movimento político que levou à emancipação definitiva em 1961.
A obra também dedica espaço a fatos históricos singulares, como o sinistro do vapor Pedro II em 1865 e o refúgio do 47º Corpo de Voluntários da Pátria da província da Paraíba na freguesia de Barra Velha, episódio narrado por José Campelo de Albuquerque Galvão no livro “Diário da Guerra do Paraguai”, que chamou Barra Velha de “Paraíso Perdido”. Esse relato originou o nome de um dos principais pontos turísticos da cidade: o Costão dos Náufragos.
O livro é prefaciado pela historiadora joinvilense Raquel S. Thiago (in memoriam) e a capa traz uma pintura a óleo da artista Everli Unterstel, representando o centro do distrito em 1938. A impressão foi realizada pela Print Park, de Guarulhos (SP).
Este é o sexto livro de Cacá Fagundes, professor efetivo da rede municipal (projeto Escola do Mar), membro emérito da Academia de Letras do Brasil – Seccional Barra Velha, além de colaborador de longa data da imprensa local.
Serviço – Lançamento do livro
📖 Pequenos apontamentos sobre a emancipação política de Barra Velha (1861-1961)
📅 Data: 05/09/2025 (sexta-feira)
📍 Local: Vila Açoriana – Festa Nacional do Pirão
⏰ Horário: 19h30
💲 Valor: R$ 40,00
