
A 26ª edição da Festa Nacional do Pirão movimentou Barra Velha entre os dias 4 e 7 de setembro, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do litoral norte de Santa Catarina. De acordo com a organização, mais de 110 mil pessoas passaram pelo pavilhão durante os quatro dias de programação.
A estrutura foi organizada pela empresa Drial Eventos, vencedora da licitação pública no valor de R$ 1,377 milhão. Além da montagem e logística, a empresa ficou responsável pela contratação de atrações e administração comercial, enquanto a Prefeitura, por meio da FUMTEC, cuidou da parte cultural e da destinação de estandes às associações locais.
No total, dez associações de Barra Velha tiveram espaço garantido na Praça de Alimentação para comercializar o prato típico da cidade. Até o último levantamento, já haviam sido vendidos mais de 5 mil pratos de pirão. Em alguns casos, o resultado foi expressivo: apenas uma das entidades chegou a vender mil pratos do tradicional pirão com linguiça.
Segundo o presidente da Fumtec, João Antônio Vicente, o formato de terceirização do evento é considerado o mais seguro para o município.
“Se fosse realizado totalmente com recursos próprios, a festa custaria cerca de R$ 3 milhões e ainda correria o risco de não gerar lucro. Com a licitação global, a empresa vencedora assume os custos e os riscos, enquanto o município garante a parte cultural e o benefício às associações”, explicou.
A festa contou com novidades na decoração e melhorias de infraestrutura em relação às edições anteriores. A segurança também foi reforçada: 12 câmeras com sistema de identificação facial monitoraram a movimentação em tempo real.
O evento foi amplamente elogiado pelo público, tanto pela organização quanto pela disposição das barracas e qualidade dos serviços. A avaliação positiva já impulsiona o planejamento da 27ª edição, com a expectativa de ampliar o envolvimento da comunidade e a atmosfera festiva na cidade.
“A cada ano buscamos inovar. Já estamos estudando formas de envolver ainda mais a população, comerciantes e visitantes, valorizando nossa tradição açoriana e fortalecendo a identidade da Festa Nacional do Pirão”, destacou João Antônio.
A programação cultural em Barra Velha segue neste final de semana com a 31ª Festa da Cultura Açoriana (Açor), que contará com atrações culturais, gastronômicas e show nacional de Ana Castela.

