
Empresários chineses demonstraram interesse em investir na construção de uma ferrovia para transporte de cargas e passageiros no leito da futura Via Mar, rodovia estadual planejada para ligar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. A proposta é aproveitar o processo de licenciamento ambiental da estrada para incluir também o modal ferroviário dentro do mesmo projeto de mobilidade.
Via Mar: alternativa à BR-101
Com traçado previsto de 145 quilômetros, a Via Mar deve ser construída em paralelo à BR-101, entre Joinville e a região da Grande Florianópolis. O objetivo é desafogar o tráfego intenso na rodovia federal, uma das mais movimentadas do país.
Atualmente, os projetos executivos e estudos ambientais de 90,5 km entre Joinville e Itajaí já estão em andamento, divididos em quatro lotes. O edital referente ao quinto lote está em fase de preparação.
Estrutura da nova rodovia
A Via Mar será composta por seis faixas de rolamento, três em cada sentido, com limite de velocidade de até 120 km/h. O investimento total é estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões.
Ferrovia pode ampliar impacto econômico
A inclusão da ferrovia, segundo interlocutores do governo estadual, poderia ampliar significativamente o impacto econômico e logístico do empreendimento, permitindo o escoamento de cargas do Norte ao Sul de Santa Catarina e oferecendo também opção de transporte de passageiros entre os principais polos do estado.
O projeto ainda está em fase inicial de tratativas, mas a sinalização de interesse por parte dos chineses reforça a possibilidade de a Via Mar se transformar em um dos maiores complexos rodoviários e ferroviários do Sul do Brasil.
