
Esta será a quarta intervenção do tipo em menos de 30 anos
A obra de alargamento da faixa de areia em Balneário Piçarras já tem prazos definidos. A Prefeitura anunciou a homologação da licitação e a escolha da empresa responsável: a DTA Engenharia, que executará o serviço pelo valor de R$ 38,2 milhões. Esta será a quarta obra de engordamento da praia em menos de três décadas — as anteriores ocorreram em 1998, 2008 e 2012.
O projeto contempla aproximadamente dois quilômetros de extensão, entre o espigão na projeção da Avenida Getúlio Vargas até o espigão da barra do Rio Piçarras. Serão depositados 379 mil metros cúbicos de areia na orla.
Segundo a administração municipal, os trabalhos têm como objetivo ampliar a faixa de areia disponível para banhistas, tornando a cidade ainda mais atrativa para turistas, além de fortalecer a economia local e gerar empregos. Outro ponto destacado é a proteção contra a erosão e o avanço do mar, problema que já causou prejuízos em anos anteriores.
O prefeito Tiago Baltt ressaltou a importância da obra:
— Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável de Balneário Piçarras, e essa obra é um passo significativo nessa direção. Além de beneficiar os usuários, o engordamento vai proteger nossa costa das ressacas.
A formalização do contrato deve ocorrer em outubro, junto com a assinatura da ordem de serviço e do acompanhamento ambiental, avaliado em R$ 6 milhões. O prazo máximo para execução é de 70 dias.
Outras obras na orla
Paralelamente ao alargamento, seguem em andamento os trabalhos de urbanização da Avenida José Temístocles de Macedo, no bairro Itacolomi, parte Norte da cidade. O projeto inclui drenagem, passeios em paver, concretagem de muro de contenção, iluminação e decks.
Outro investimento realizado recentemente foi a construção de um molhe de 70 metros, ao lado do Restaurante Capitão, em 2024, com objetivo de conter a erosão costeira e reduzir a perda de sedimentos.
Piçarras rumo à Bandeira Azul em toda a orla
Os investimentos na orla resultaram em reconhecimento internacional. Para a temporada 2025/2026, Balneário Piçarras conquistou a pré-aprovação para certificação de 100% de suas praias.
Ao todo, são 6,7 quilômetros de extensão, com quatro trechos avaliados:
-
Praia da Ponta do Jacques (certificada desde 2023)
-
Praia de Piçarras (desde 2018)
-
Praia Central (desde 2024)
-
Praia da Barra do Rio Piçarras (primeira certificação prevista para 2025/2026)
A certificação segue agora para avaliação final do júri internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede em Copenhague, na Dinamarca. O anúncio dos destinos premiados e a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul devem ocorrer em outubro, em data e local ainda a serem confirmados.





Fotos: Reprodução Redes