quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | 21:45:12 Now21°C

Brasil deve superar recorde histórico de produção de grãos em 2025/26, aponta Conab

AGRO-1024x613

O Brasil pode registrar mais uma safra histórica de grãos na temporada 2025/2026, superando o recorde de 350,2 milhões de toneladas obtido em 2024/25. A previsão é da 13ª edição da pesquisa “Perspectivas para a Agropecuária 2025/2026”, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o levantamento, o volume total a ser colhido na próxima safra deve alcançar 353,8 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1% em relação ao ciclo anterior. O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que os números iniciais são conservadores, mas refletem uma possibilidade real de novo recorde:

“Nossos números estão cada vez mais assertivos. Dia 14 de outubro apresentaremos o primeiro dos 12 levantamentos para a próxima safra, com a possibilidade de um novo recorde”, afirmou.

Área cultivada e produtividade

O aumento do volume de produção está relacionado principalmente à expansão da área plantada, que deve passar de 81,74 milhões de hectares na safra 2024/25 para 84,24 milhões de hectares em 2025/26. No entanto, a produtividade média nacional está projetada em 4.199 quilos por hectare, uma queda de 2% em relação à temporada anterior.

Destaques por cultura
  • Soja: A produção deve crescer 3,6%, atingindo 177,67 milhões de toneladas, impulsionada pela demanda global e pelo aumento da área plantada.

  • Algodão: A expectativa é de crescimento de 3,5% na área semeada, com produção chegando a 4,09 milhões de toneladas, o que representaria um novo recorde.

  • Milho: Apesar da expansão da área, a produção total das três safras deve cair 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, devido à produtividade excepcional registrada em 2024/25.

  • Arroz: A área cultivada tende a diminuir para 1,66 milhão de hectares, acompanhando a queda de produtividade e a valorização do grão frente ao excedente da safra anterior.

  • Feijão: A produção está estimada em 3,1 milhões de toneladas, suficiente para atender ao consumo interno previsto.

Cenário e perspectivas

A ministra substituta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, comemorou os resultados e destacou que a agricultura brasileira segue forte mesmo diante de desafios climáticos e geopolíticos:

“Em um contexto bastante adverso, nossa agricultura vai seguir vencedora, produzindo alimentos para abastecer as famílias no Brasil e garantindo oferta de alimentos para o mundo. As estratégias para manter e ampliar mercados internacionais fortalecem ainda mais a agricultura familiar e sustentável”, afirmou.

Com isso, o Brasil se aproxima de consolidar mais uma safra recorde, reafirmando seu papel estratégico no fornecimento global de grãos.

Fotot e fonte: Agência Brasil 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades