
Fenômeno ocorreu no domingo (21) e foi confirmado pela Defesa Civil; tempestades no mesmo dia causaram estragos em outras cidades catarinenses.
A manhã de domingo (21) surpreendeu moradores de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, com a formação de uma nuvem de funil, fenômeno atmosférico que se caracteriza pela rotação, mas sem o toque no solo. O registro foi confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina, que destacou não haver relatos de estragos no município.
De acordo com o órgão, a nuvem se formou por volta das 8h40min, após a passagem de uma frente fria pelo Estado. Imagens e relatos feitos por moradores ajudaram na identificação. A Defesa Civil reforça que somente quando há contato com o solo e danos provocados é que o fenômeno passa a ser classificado como tornado.
Enquanto Alfredo Wagner ficou apenas com o susto, outras cidades catarinenses enfrentaram situações mais graves no mesmo dia. Em Barra Bonita, a força do vento chegou a deslocar uma casa, que parou sobre um carro. O órgão estadual confirmou que o município — o menor do Estado em número de habitantes — foi atingido por um tornado. Situação semelhante foi registrada também em São Miguel do Oeste.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado na segunda-feira (22), os temporais impactaram 185 residências em diferentes regiões, deixando três pessoas desabrigadas e seis desalojadas. Apesar da destruição, não houve registro de mortes.
Até agora, os municípios de Rio Negrinho, Barra Bonita, Entre Rios e Calmon decretaram situação de emergência em razão dos prejuízos.


