
Os moradores do bairro Quinta dos Açorianos em Barra Velha agora contam com um novo ponto de apoio para o tratamento contínuo de doenças como diabetes e transtornos de saúde mental. Desde a última quarta-feira (8), a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro passou a realizar também a dispensação de medicações controladas e insulina, reforçando a rede de atendimento farmacêutico da cidade.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Assistência Farmacêutica, busca facilitar o acesso dos pacientes aos insumos essenciais e reduzir deslocamentos até outras unidades. Com a inclusão da nova farmácia, Barra Velha passa a contar com quatro pontos de dispensação, beneficiando mais de 300 pessoas por mês.
De acordo com a secretária da Saúde, Lilian Ramos Gervasi, a descentralização é um passo importante para garantir mais conforto e agilidade no atendimento.
“Com a nova adição no número de locais para retirada dos fármacos, a população ganha mais comodidade nos deslocamentos e recebe o serviço de modo mais eficiente”, ressalta.
Atualmente, os medicamentos controlados e a insulina podem ser retirados na Farmácia Especializada, localizada na rua José Quintino da Silva, nº 920, no bairro São Cristóvão, e nas UBSs dos bairros Centro, Itajuba e, agora, Quinta dos Açorianos.
A coordenadora do setor de Assistência Farmacêutica, Maria Eduarda Paes, explica que os dados de demanda foram determinantes para a ampliação do serviço.
“Em setembro, 167 moradores da Quinta dos Açorianos precisaram buscar medicações controladas e insulina na farmácia do Centro. Em agosto, foram 223. Esse volume mostrou a necessidade de trazer o serviço para mais perto da comunidade”, destaca.
Para os próximos meses, a Secretaria projeta a criação de mais dois pontos de apoio farmacêutico, ampliando ainda mais a cobertura e garantindo que o tratamento chegue a quem precisa.
Essa é mais uma ação que reafirma o compromisso da Prefeitura de Barra Velha com o bem-estar e a qualidade de vida da população.
