
Moradores dos bairros Vila Nova e Sertãozinho, em Barra Velha, estão preocupados com as condições perigosas de um dos principais acessos à BR-101, rodovia de intenso tráfego de veículos, incluindo caminhões que circulam nos sentidos sul-norte e norte-sul.
Segundo relatos, a via apresenta uma cratera de grandes proporções, cercada por outros buracos que representam risco elevado para motoristas, principalmente em dias de chuva. “A água enche os buracos e você não consegue medir o tamanho deles. O perigo é muito grande”, contou um morador da região.
O acesso é estratégico não apenas para a circulação local, mas também para quem se desloca até o posto Maiochi e para cidades vizinhas, como São João do Itaperiú, Massaranduba e Jaraguá do Sul.
Problemas de manutenção na via não são novidade para os moradores. Alguns sugerem que uma substituição completa do asfalto por um material mais resistente poderia ser a solução ideal, ação que caberia à concessionária responsável pela rodovia, a Arteris.
Procurado pela reportagem do FP, o diretor do Departamento de Trânsito de Barra Velha, Edson Michereff, afirmou que o município não possui competência legal para intervenções nas marginais da BR-101, mas confirmou que a concessionária já foi acionada. “Registramos a solicitação e aguardamos uma solução urgente da Arteris”, disse Michereff.
Fotos registradas pela redação do jornal FP comprovam a gravidade do problema e reforçam a necessidade de reparos imediatos, antes que acidentes ocorram na região.
Fotos: Redação Folha Parati