
Serpente da espécie cobra-cipó foi flagrada na Prainha; biólogo acredita que o animal estava desorientado
Quem passou pela Prainha, em São Francisco do Sul, na tarde de segunda-feira (14), presenciou uma cena inusitada: uma cobra passeando tranquilamente pela faixa de areia e até levando um “caldo” das ondas do mar.
O flagrante foi feito pela fotógrafa Deise Lennert e o marido, que caminhavam pela orla quando se depararam com a visitante inesperada.
“Ela estava metade de pé, com o pescoço bem alto. Levei um susto na hora”, contou Deise, que registrou o momento em vídeo. “Logo depois, um bombeiro também chegou perto e começou a fotografar.”
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a serpente é uma cobra-cipó, espécie não peçonhenta e comum em áreas de mata. Por não representar risco, os bombeiros optaram por não realizar a captura. Os banhistas foram apenas orientados a manter distância.
O biólogo Alcio Schlickmann explicou ao portal NSC Total que o comportamento observado é atípico.
“A cobra-cipó é arborícola, vive em árvores e não tem afinidade com a água. Nos vídeos, ela parece desorientada, possivelmente foi levada por algum córrego até o mar”, avaliou.
Apesar do susto, o episódio virou curiosidade entre os frequentadores da praia — que, por um dia, tiveram uma visitante nada comum curtindo o litoral catarinense.



Cobra na Prainha (Foto: Deise Lennert Fotografia, Divulgação)