
Modelo e empreendedora adiou desejo de concorrer até o limite da idade e venceu na primeira tentativa
Por trás do sorriso largo, uma mistura de emoções acompanhou Letícia Zonta no momento em que seu nome foi anunciado como a nova rainha da Oktoberfest Blumenau na noite de domingo (26). Aos 32 anos — idade limite para participar do concurso —, a modelo e empreendedora realizou um sonho que vinha adiando há anos. Foi sua primeira e única tentativa de conquistar a coroa, e o resultado não poderia ser mais simbólico: Letícia venceu o tempo, o medo e a dúvida. Ao seu lado, estarão as princesas Nicoli Gassen e Luana Oenning, que representarão a 41ª edição da maior festa alemã das Américas.
Natural do Paraná, Letícia vive em Blumenau desde os 15 anos. Desde criança, sonhava em ser modelo. Alta e magra, passava horas em um estúdio fotográfico de uma parente, onde descobriu a paixão pelas câmeras. Incentivada pela mãe, chegou a se mudar para São Paulo e até recebeu convite para trabalhar na China. Mas, ao voltar para se despedir da família, sentiu que aquele não era o momento de partir. Escolheu ficar.
Formada em Moda pela Furb, construiu sua carreira como produtora de moda e empreendedora. Hoje, administra o próprio negócio e pretende conciliar as atividades com os compromissos da realeza. Mas o caminho até a coroa foi marcado por superação. Em 2015, participou do Miss Blumenau e perdeu por conta do nervosismo na oratória — um trauma que a fez adiar novos concursos.
“É agora ou nunca”, pensou ao ver o tempo se esgotar. Procurou mentoria, treinou o discurso e se preparou com a serenidade de quem sabia que aquela seria sua última chance. No grande dia, o texto fluiu “como uma música”, lembra. Enquanto aguardava o anúncio, mentalizou o próprio nome — e ele foi dito.
“Muitas amigas e familiares me disseram que eu não tenho noção do quão grande sou. Isso me acompanhou muito durante as últimas semanas”, contou emocionada.
Letícia estudou na Escola Hercílio Deeke, construiu amizades sólidas, conheceu o namorado e já trabalhou como recepcionista na Oktoberfest para complementar a renda. Desde 2019, integra o grupo do carro da bolacha, o Lebkuchenwagen, presença constante nos desfiles e pavilhões. Agora, volta à festa com outra missão: representar a cidade que a acolheu.
Mais do que um título, a vitória simboliza o encerramento de um ciclo e o início de outro. Letícia Zonta provou que nunca é tarde para se desafiar — e que os sonhos adiados também têm sua hora de brilhar.




















