
O Corpo de Bombeiros Militar confirmou na tarde desta quinta-feira (6) a localização do corpo de Josias Borchardt, morador de Garuva, no Norte catarinense. Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (3), após gravar e enviar um vídeo à esposa mostrando a forte correnteza de um rio na região.
De acordo com os bombeiros, o corpo foi encontrado por volta das 16h40min, no Rio São João, em Garuva Acima, nas proximidades do posto de pedágio da BR-101.
Relembre o caso
Josias desapareceu ao tentar atravessar um rio na localidade de Garuva Acima, próximo à divisa com o Paraná. No vídeo — amplamente compartilhado nas redes sociais — ele mostra o nível elevado da água e comenta sobre a necessidade de atravessar o local.
“Olha, amor. Eu vou ter que me jogar na água pra cruzar aqui. Vou enrolar o celular numa sacola aqui e vou ter que cruzar, não tem jeito. Nem sei onde que eu tô, vou ter que dar uma olhada no GPS aqui”, disse Josias na gravação enviada à esposa.
Desde então, ele não foi mais visto.
Buscas intensas
As buscas duraram três dias e envolveram equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, que atuaram em diferentes pontos do rio. As varreduras cobriram cerca de 8,5 quilômetros, com atenção especial a remansos, pontos de represamento e acúmulos de galhos.
Outra equipe realizou buscas em um trecho de 12 quilômetros entre o Restaurante Roda D’Água e a Mineração São Gabriel, inspecionando curvas do rio e áreas de vegetação densa.
Na terça-feira (4), familiares de Josias encontraram mochila, roupas e o celular dele na confluência dos rios Quiriri e São João, reforçando as suspeitas de que ele tivesse sido levado pela correnteza.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Joinville. A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do ocorrido.
📍 Com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
























