
O trecho da BR-101 entre Itajaí e Balneário Camboriú é hoje um dos maiores gargalos viários de Santa Catarina. Em horários de pico, filas são frequentes — e, em caso de acidentes, o trânsito simplesmente colapsa. Em outubro, uma colisão com morte interditou a pista e gerou 24 quilômetros de congestionamento, deixando motoristas por mais de cinco horas parados. Em situações mais graves, as filas chegam a ultrapassar 40 quilômetros, afetando todo o Litoral Norte.
Para enfrentar esse problema histórico, o Governo do Estado anunciou a construção da rodovia Via Mar, uma via paralela à BR-101 que promete desafogar completamente o corredor entre Joinville, Litoral Norte e Grande Florianópolis. As obras devem iniciar no primeiro semestre de 2026, segundo afirmou o governador Jorginho Mello em entrevista ao ND Notícias, na NDTV Record.
A nova rodovia terá 145 quilômetros de extensão, com seis pistas (três em cada sentido) e velocidade máxima prevista de 120 km/h. O investimento total estimado é de R$ 7,5 bilhões, divididos entre recursos do Estado e uma Parceria Público-Privada (PPP).
Investimentos e cronograma
A primeira etapa, que será executada diretamente pelo Governo de Santa Catarina, tem custo previsto de R$ 1 bilhão. Simultaneamente, será lançada a licitação para definir a empresa responsável pelos demais trechos, que serão construídos por modelo de concessão.
Segundo o governador Jorginho Mello, o prazo mínimo estimado para conclusão é de três anos, devido à complexidade geotécnica de diversos pontos do trajeto.
“Tem terrenos com solo mole, que precisam de passagem elevada. É preciso cuidar para não represar a água em alguns pontos. Estamos tomando todo cuidado para não impactar negativamente em nenhuma atividade. O objetivo da obra é estourar o crescimento daquela região em SC”, ressaltou o governador.
Etapas de execução da Via Mar
Lote 1
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Extensão: 26,85 km
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Trecho: BR-101 (Joinville) → BR-280 (Guaramirim)
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Obras especiais: quatro pontes e dois viadutos
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Execução: Governo de SC
Lote 2
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Extensão: 21,09 km
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Trecho: BR-280 (Guaramirim) → SC-415 (entre Massaranduba e São João do Itaperiú)
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Obras especiais: duas pontes e um viaduto
Lote 3
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Extensão: 16,77 km
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Trecho: SC-415 → SC-414 (Luis Alves e Navegantes)
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Obras especiais: duas pontes e oito contenções
Lote 4
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Extensão: 25,78 km
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Trecho: SC-414 (Luis Alves/Navegantes) → SC-486 (Itajaí)
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Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções
Trecho Remanescente
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Extensão: 54,72 km
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Trecho: SC-486 (Itajaí) → Contorno Viário da Grande Florianópolis
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Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções
Uma rodovia estratégica para o futuro de SC
A Via Mar surge como uma das maiores obras de infraestrutura da história catarinense. Com seis faixas em todos os trechos, a nova rodovia deverá redistribuir o fluxo da BR-101, reduzir drasticamente congestionamentos, atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Se entregue dentro do cronograma, a obra pode representar um divisor de águas para mobilidade, turismo, logística e qualidade de vida em toda a região.




















