
A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão das aulas em diversas regiões do Estado, como medida preventiva diante da formação de um ciclone extratropical que deve provocar chuva volumosa, ventania e risco muito alto de alagamentos e enxurradas. A decisão segue os alertas emitidos pela Defesa Civil de SC.
A suspensão abrange os turnos vespertino e noturno desta segunda-feira (8) nas regiões com alerta laranja — classificadas como de risco alto — incluindo Oeste, boa parte do Planalto Norte, áreas do Planalto Sul e do Alto Vale do Itajaí.
Para terça-feira (9), a medida é ampliada: com a previsão de agravamento do cenário meteorológico, estão suspensas as aulas nos turnos matutino e vespertino em todo o território catarinense, nas áreas com alertas laranja e vermelho, equivalentes a risco alto e muito alto.
Previsão e riscos associados ao ciclone
A Defesa Civil estadual informou que a atuação do ciclone extratropical entre segunda (8) e terça-feira (9) deixará o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina.
Segundo o órgão, os primeiros temporais devem ocorrer já entre a tarde e a noite de segunda-feira, especialmente no Grande Oeste e Planalto Norte, com possibilidade de tempestades severas. O risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica é considerado de moderado a alto.
Na terça-feira, o cenário se intensifica. A chuva será persistente e intensa em curtos períodos, aumentando significativamente o risco de ocorrências. A previsão indica:
-
Risco muito alto a alto para alagamentos e enxurradas;
-
Risco moderado para deslizamentos, especialmente em áreas de encosta e regiões já mapeadas como vulneráveis;
-
Avanço dos temporais para o litoral no período da manhã, estendendo-se ao longo do dia.
Orientações e recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada à população que vive em áreas suscetíveis a deslizamentos, taludes rodoviários e encostas. A orientação é evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de chuva intensa e manter-se atento aos alertas oficiais emitidos pelos canais do órgão.
O ciclone deve se afastar para alto-mar na quarta-feira (10). A partir desse momento, a chuva perde força, mas o vento se intensifica, com rajadas que podem variar entre 60 e 80 km/h, podendo superar esses valores em pontos isolados.




















