
Inovação à vista! A Secretaria da Saúde de Barra Velha recebeu na última semana 178 unidades do Implanon, método contraceptivo feminino de longa duração. A nova tecnologia consiste em um pequeno implante, inserido sob a pele do braço da mulher, que libera hormônios continuamente e impede a ovulação. Os implantes, previstos para estarem disponíveis no início de 2026, são indicados para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com risco aumentado de gestações não planejadas, adolescentes e jovens, acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros do município.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, explica como a melhoria fará a diferença no cuidado com o bem-estar da população. “A disponibilidade do Implanon fortifica o planejamento reprodutivo, diminui gestações não programadas, aumenta o número de opções contraceptivas no SUS, traz modernidade para as UBS e auxilia no ganho de autonomia reprodutiva das nossas mulheres. Assim, também alinhamos o município às políticas públicas do SUS”, finaliza.
De acordo com a médica Aline Sayuri, responsável técnica pela equipe de médicos das UBS, o equipamento tem eficácia comprovada superior a 99%, com proteção estimada de até três anos. O primeiro lote recebido será utilizado em pacientes voluntários da comunidade, nas capacitações iniciais, necessárias para o treinamento dos profissionais médicos, habilitados para fazer a aplicação. Na sequência, será feito um mutirão para o público-alvo prioritário destinado, com 128 exemplares disponíveis. Novas informações serão divulgadas em breve pela secretaria.
O enfermeiro e coordenador das UBS, Athos Dillan, destaca como as mulheres poderão participar da ação. “Poderão se habilitar moradoras de todos os bairros, desde que respeitada a indicação de uso, a avaliação clínica, o consentimento e o sigilo previstos nas políticas de saúde sexual e reprodutiva do SUS”, comenta. Munícipes interessadas devem solicitar a triagem do processo para o médico ou enfermeiro da UBS do bairro onde residem.
A estratégia inovadora contempla Barra Velha, pois a cidade atende aos parâmetros técnicos definidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde – SES/SC. Entre estes estão: possuir população igual ou superior a 50 mil habitantes, contar com equipes de saúde bem estruturadas, possuir capacidade técnica instalada, registros qualificados no sistema e-SUS e adesão às políticas de saúde sexual e reprodutiva nacional.
A seleção reconhece a organização e o desempenho da Atenção Primária local, setor responsável pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros. Mais uma conquista para a cidadã barravelhense.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa PMBV


















