
Os Estados Unidos suspenderam a concessão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, segundo informações divulgadas pela imprensa norte-americana. A medida, adotada durante o governo do presidente Donald Trump, não altera, por ora, a emissão de vistos de turismo.
De acordo com comunicado atribuído ao Departamento de Estado dos EUA, o processamento de vistos de imigração ficará congelado para países cujos migrantes, segundo o governo norte-americano, receberiam benefícios sociais “em taxas inaceitáveis”. O bloqueio permanecerá em vigor até que os Estados Unidos afirmem poder garantir que novos imigrantes não se tornem um “encargo público” ao chegar ao país.
Pausa por tempo indeterminado
A lista completa dos países atingidos ainda não foi oficialmente divulgada pela Casa Branca. No entanto, a emissora Fox News afirmou que o Brasil está entre os incluídos, informação que ganhou tom oficial após ser compartilhada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Segundo a Fox News, a suspensão deve valer a partir de 21 de janeiro, por tempo indeterminado. A reportagem afirma ter tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado que orienta funcionários consulares a recusarem pedidos enquanto o governo reavalia procedimentos de triagem e verificação.
O documento indicaria ainda que fatores como idade, estado de saúde, proficiência em inglês, situação financeira e até a possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo podem ser considerados para negar a entrada de candidatos considerados “propensos a se tornarem um encargo público”.
Outros países citados
Além do Brasil, a lista mencionada pela emissora inclui países como Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, Iraque, Egito, Haiti, Eritreia e Iêmen, entre outros.
Procurado, o Itamaraty não comentou a informação até o momento. A Embaixada dos EUA em Brasília também foi acionada e não havia se manifestado até a publicação desta matéria.
Contexto de protestos
A decisão ocorre em meio a uma onda de protestos contra a política imigratória do governo Trump, especialmente após a morte da cidadã norte-americana Renee Nicole Good, durante uma ação da ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas), no estado de Minnesota. O caso teria provocado mais de mil manifestações em diversas cidades do país.
Trump tem intensificado críticas a comunidades de imigrantes em Minnesota, estado governado por democratas. Em declarações recentes, o presidente acusou grupos de imigrantes de suposta fraude em programas de benefícios sociais.
O governador do estado, Tim Walz, rebateu as acusações e afirmou que as ações do governo federal configuram retaliação política, já que Minnesota votou contra Trump em três eleições.
A suspensão dos vistos de imigração amplia o debate sobre política migratória, direitos humanos e critérios socioeconômicos para entrada nos Estados Unidos, tema que segue gerando forte repercussão interna e internacional.




















