segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | 19:48:33 Now26°C

MOVI prioriza luta pela efetivação do Conselho da Mulher em Barra Velha

move

Barra Velha (SC) — O Movimento Mulheres que Inspiram (MOVI) realizou neste domingo (8) o primeiro encontro mensal de 2026, em Barra Velha, com foco no alinhamento de ações e no fortalecimento da mobilização pela criação e efetivação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O principal encaminhamento da reunião foi a decisão de concentrar as atividades públicas do mês de março na conscientização e no enfrentamento da violência doméstica, além de ampliar o diálogo com a comunidade sobre a importância do conselho como instrumento permanente de políticas públicas.

Participaram do encontro integrantes do coletivo, entre elas Miriam, Márcia, Zonta, Marilu, Lili, Betinha, Mida e Rita. A reunião marcou o início da agenda anual do movimento, que prevê ações comunitárias, articulações institucionais e iniciativas educativas ao longo do ano.

De acordo com a professora Betinha Tamanini, coordenadora do MOVI, a pauta do Conselho da Mulher é central para que o município avance na proteção e garantia de direitos. “O conselho é essencial para assegurar voz ativa às mulheres na construção de políticas públicas. Março será um mês de mobilização, de ir às ruas, conversar com as pessoas e reforçar a importância do enfrentamento à violência doméstica”, destacou.

Entre as ações definidas está a produção de um folder informativo explicando o que é o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, suas atribuições e os canais de apoio disponíveis para mulheres que precisem de ajuda. A distribuição do material está marcada para o dia 7 de março, em duas frentes de mobilização: na Praça Lauro Carneiro de Loyola, na região da lagoa, e na Praça Horácio Martins, no bairro São Cristóvão, com conversas diretas com a população, especialmente com mulheres.

“Santa Catarina encerrou 2025 e inicia 2026 com índices elevados de violência contra a mulher. Precisamos enfrentar e reverter esse quadro”, pontuou Betinha.

Além da agenda de março, o MOVI confirmou participação no Carnaval de Barra Velha, com um desfile coletivo ao lado da Escola de Samba Bambas. As integrantes usarão camisetas do movimento, customizadas individualmente, como forma de dar visibilidade à causa.

Outro encaminhamento aprovado foi a realização do planejamento anual do MOVI para 2026, com data a ser definida ainda em março, além do apoio ao projeto Educação Popular Mulheres em Barra Velha, desenvolvido pelo Instituto Araxá em parceria com o Ministério das Mulheres. “O Araxá entra como um parceiro importante na formação das mulheres”, celebrou Cida Zonta.

O movimento também reafirmou a continuidade das contribuições solidárias mensais e o compromisso de manter as atividades ao longo do ano por meio de encontros presenciais, debates nas redes sociais e reuniões virtuais.

Atualmente, as ações do MOVI incluem encontros presenciais no último domingo de cada mês, às 18h, além de mobilizações e reflexões em canais como WhatsApp, Instagram, Facebook e plataformas online.

Foto: Reprodução Via : Juvan Neto 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades