Na próxima terça-feira, dia 29, São João do Itaperiú celebra os 30 anos de emancipação política e administrativa. A data será comemorada com o tradicional corte do bolo, além de distribuição de doces, atividades recreativas, jogos festivos e inaugurações de obras públicas.
De acordo com o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Johnny Montoski, às 13h terá início o 13º Passeio Ciclístico com saída em frente à prefeitura. São previstos 9km até a Escola Monsenhor Sebastião Scarzello, no bairro Santa Cruz, onde a programação terá continuidade. Johnny destaca que os primeiros 150 primeiros inscritos no local de partida do passeio receberão a camiseta do evento e também concorrerão ao sorteio de bicicletas.
A partir das 15h deve ser inaugurada a quadra poliesportiva Antonio Francisco Gelsloichter, na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello. O tradicional corte do bolo está marcado para as 16h. Neste ano a organização deve distribuir mil unidades de “Bolo no Pote”, além de diversos doces, lanches e refrigerante. As crianças também poderão se divertir com brinquedos montados no pátio da escola e participar de atividades recreativas com profissionais.
Está previsto para as 17h a inauguração do Ginásio de Esportes Pedro Gasperi, no bairro Santa Cruz, com uma série de jogos festivos a partir das 18h, entre eles: Escolinha Furacão Sub11 x Escolinha Furacão Sub13; Escolinha Furacão Sub15 x Escolinha Furacão Sub17; Amigos do Clézio x Amigos do Jaime; Tesji/Furacão x Futsal Jaraguá Sub20; além do grande jogo da noite entre São João Master x Athletico Paranaense Master, com a presença de nomes que levaram o clube paranaense ao título brasileiro de 2001.
Três décadas de crescimento
Lá se vão 30 anos desde que o então Governador Vilson Kleinübing assinou no dia 29 de março de 1992 a Lei nº 8.549 autorizando a emancipação política de São João do Itaperiú. A decisão confirmava o resultado do plebiscito realizado em novembro de 1991, quando a população votou e escolheu por separar-se do município de Barra Velha. Saiba mais sobre o plebiscito de emancipação.
Hoje, com uma população de 3.784 pessoas – de acordo com a estimativa do IBGE2021 – São João do Itaperiú vive um período de crescimento. A principal matriz econômica do município é a agricultura, setor em que se destaca como um dos principais produtores de banana e arroz do estado. O poder econômico dos frigoríficos instalados na cidade também rendeu o título de Capital Catarinense da Carne bovina e ovina.
De acordo com o prefeito Clézio José Fortunato, o aumento na arrecadação do Governo Municipal tem permitido mais investimentos em políticas públicas. O retorno vem através do crescimento nos índices na saúde e educação. “Somos uma cidade em que as pessoas desejam morar. Temos qualidade de vida para oferecer àqueles que nos procuram,” destacou.
O prefeito também projeta o crescimento econômico para o município nos próximos anos. Segundo ele, São João do Itaperiú já deixou de ser apenas um corredor na Rodovia SC-415 e passará a ser o destino de investimentos que possam gerar mais empregos aos moradores.
“São trinta anos de orgulho para um povo batalhador e que trabalha diariamente para construir uma cidade melhor. A alegria de ser itaperiuense está estampada em cada um de nós”.