
A Ucrânia vai reconstruir o ‘Sonho’, o maior avião do mundo, destruído durante o ataque ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev.
O mítico Antonov AN-225, conhecido como o maior avião comercial do mundo, não resistiu aos ataques durante a primeira ofensiva russa para controlar o Aeroporto ucraniano de Hostomel. Mas a aeronave chamada Mriya (significa sonho em ucraniano), destruída pelo fogo cruzado durante a batalha, será reconstruído após o final da guerra, como monumento às vítimas da cidade de Mariupol.
A Antonov já arrancou inclusivamente com uma campanha de crowdsourcing para reerguer o “Sonho”, operação que Volodymyr Zelensky já classificou como uma “questão de ambição”.
O Antonov An-225 era atualmente o maior avião comercial do mundo, peça incrível de engenharia e recurso muito importante no transporte aéreo, mesmo em missões humanitárias, por realizar voos com grandes e pesadas cargas. O Mriya estava inclusivamente a desempenhar um papel fundamental no combate à pandemia da covid-19, levando quantidades enormes de material hospitalar entre continentes.
Com 6 motores, 32 rodas, 84 metros de comprimento e capacidade de 250 toneladas em peso da carga, o Antonov An-225 Mriya é exemplar único fabricado em 1985 pela ucraniana Antonov Design Bureau, quando o território ainda fazia parte da União Soviética (URSS).
Foto e fonte: Motor24