
A Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú rejeitou na noite desta terça-feira, dia 16, por maioria de votos, o Projeto de Lei 033/2022 que trata sobre a autorização do poder executivo para contratar junto à Caixa Econômica Federal um empréstimo de R$5 milhões. O recurso seria utilizado para execução de obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica. A rejeição do projeto revoltou moradores que assistiam a transmissão da sessão ordinária.
De acordo com o Prefeito Clézio José Fortunato, a proposta foi apresentada aos vereadores em reunião no início do mês. Após a primeira conversa, o legislativo pediu que o município fizesse alterações no projeto, o que segundo ele foi atendido. A rejeição por parte de alguns vereadores surpreendeu o executivo.
Assim como uma pessoa realiza o empréstimo e essa operação passa pela análise do banco, a Caixa analisou o poder de endividamento do município. Se ela autorizou é porque o município tem condições de pagar. Já fizemos outros financiamentos nos quais estamos finalizando o pagamento e as obras estão aí entregues para a população, explicou o prefeito.
Quem também se mostrou surpreso com o resultado foi o presidente do legislativo, Itamar Georg. Ao anunciar o resultado da votação, ele destacou que esse é o primeiro projeto recusado pelos vereadores.
Votaram contra o projeto os vereadores: Junior Schnaider, Edson Junkes, Anderson Catafesta, Dorival Duarte e Valdeci Delmonego.
Favoráveis ao projeto votaram os vereadores: Maikom Pasternack, Antonio Carlos de Lima e Erivan dos Santos.
Entre as obras que receberiam o investimento do empréstimo está a ligação asfáltica entre os bairros Santo Antônio e Santa Cruz, um trecho de aproximadamente 5 km.