quinta-feira, 21 de novembro de 2024 | 06:49:02 Now19°C

A arte estampada na madeira de demolição

aarte

Quem pratica caminhadas, corridas, pedaladas e os tradicionais passeios turísticos em toda beira mar, já se deparou com o colorido das placas que trazem frases e mensagens que nos incentivam a praticar o bem e aproveitar o melhor da vida. No percurso da praia Central até a praia do Tabuleiro são encontradas diversas delas, assim como na Praça Lauro Loyola, Ponte Pênsil, praia das Pedras Brancas e Negras, praia do Grant, entre outras. O responsável por confeccionar as placas, utilizando a madeira de demolição é o marceneiro Atair Michereff, o Chêru, como todos na cidade o conhecem. Ele atua como marceneiro há mais de seis anos e hoje trabalha para o município contratado pela prefeitura de Barra Velha. Além dos trabalhos artesanais que realiza, na paralela, Michereff vem cuidando da manutenção das escadas entre as praias do tabuleiro até a praia do Cerro no bairro Itajuba. Questionado sobre essa atividade paralela em que acaba produzindo as placas com mensagens incentivadoras, Chêru destaca que desde criança já tinha o dom de criar e recriar as coisas. Ele conta que o desafio maior era desmontar algo e recriá- -lo depois. Uma das suas maiores vontades era cursar a faculdade de belas artes, mas não conseguiu, disse. Já na marcenaria que possui em sua residencia ele desenvolve móveis rústicos para seus clientes. Ele lembra que o início desta atividade, se deu por conta da casa onde reside até hoje. Sua esposa trabalhava de manicure e ele produzia os móveis da própria casa, o que acabou chamando a atenção das clientes dela que ficavam surpresas com a qualidade e o resultado, o que resultou em diversos pedidos originados das próprias clientes da esposa. Chêru afirma que na época, tudo aconteceu pela necessidade e sobrevivência e que hoje, orgulhosamente é a sua profissão, destacou. Como ele está contratado pela prefeitura de Barra Velha, sua dedicação esta concentrada diretamente na prestação dos serviços ao município, pois de acordo com Atair, tem muita coisa a ser feita, o que requer tempo bom e dedicação, acrescentou.

NOVAS PLACAS

De acordo com Chêru, há sempre uma nova placa de mensagem motivacional surgindo ou sendo substituída, pois segundo ele, dependendo do local, algumas delas acabam sendo destruídas, o que o deixa muito triste, relatou. A manutenção de todas as placas deve ser realizada durante o ano e caso alguém tenha alguma sugestão, fique a vontade para dialogar, trocando ideias com a gente, pois pela sua experiência vivida até o presente momento, na vida e na arte nada se cria, tudo se copia, finalizou.

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades