
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, apuram o acidente do avião que derrapou na pista na manhã desta quarta-feira (12) no aeroporto internacional de Florianópolis. O objetivo do órgão é descobrir as causas para prevenir situações semelhantes.
O acidente aconteceu durante a manhã e a pista também foi danificada (assista acima). A aeronave ficou atravessada na via e o bico dela foi parar no canteiro. Havia 172 passageiros na aeronave. Ninguém ficou ferido.
Em nota, a Aeronáutica informou que os investigadores, usando técnicas específicas, fizeram a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados ao avião e pelo avião, e o levantamento de outras informações necessárias para a apuração.

Não há previsão de quando deve haver o fim dos trabalhos. “A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, disse a Aeronáutica em nota.
Aeroporto fechado
A Latam informou na tarde desta quarta-feira (12) que uma equipe especializada saiu de São Paulo para Florianópolis para fazer a retirada do avião comercial que derrapou na pista no aeroporto da capital.

Em nota, a empresa disse que a “Recovery Team já está em trânsito para a remoção”. Não há informações sobre a previsão de chegada ou quantidade de profissionais para o trabalho.
Por conta do acidente, o aeroporto está fechado para pousos e decolagens. Até as 13h30, 36 voos foram cancelados.
A aeronave, que saiu de Guarulhos (SP), com destino a Florianópolis, pousava no momento do acidente e extrapolou os limites de pista, segundo a companhia aérea (veja nota abaixo).

Um vídeo mostra o momento em que a aeronave derrapou. Os passageiros e tripulantes não se feriram. Uma professora que estava no voo relatou o susto e como ocorreu o pouso.
“É uma sensação de que ele veio aterrissando, como é uma um procedimento de aterrissagem, daqui a pouco ele aumentou a velocidade e foi”, disse.
A capital catarinense é atingida por chuva intensa por causa da passagem de um ciclone.
O que diz o aeroporto
A Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, informa que neste momento, a pista 14/32 está fechada para pousos e decolagens. A concessionária atua junto a companhia aérea no atendimento dos passageiros e trabalha com os demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível.
O que diz a Latam
Florianópolis, 12 de julho de 2023 – O Grupo LATAM informa que a aeronave Airbus A321 (PT-MXM) extrapolou os limites de pista no pouso do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) às 9h20 desta quarta-feira (12/07). Todo o apoio necessário para o desembarque em segurança dos passageiros e tripulantes foi realizado.