A Unidade Básica de Saúde Nicanor Corrente, no bairro Itinga abre as portas no sábado (27/04), das 8h às 16h30, para vacinar a comunidade. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis para aplicação, de acordo com a recomendação e faixa etária.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
Vacina contra a dengue
O município recebeu 1.524 doses da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Até o momento 1.274 doses foram aplicadas. Araquari possui 3.767 adolescentes nessa faixa etária (10 a 14 anos).
O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, e entrou para o calendário de vacinação do SUS em dezembro do ano passado.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Vacina contra a gripe
A vacina é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil.
O município possui 13.288 pessoas dentro dos públicos definidos para receber a imunização. Até o momento 3.780 doses foram aplicadas.
A baixa adesão preocupa a Secretaria de Saúde. Para a responsável pelo Programa de Imunização do Município de Araquari, Ana Paula dos Reis, “estamos vendo o número de casos de dengue aumentar, e a procura pela vacinação continua baixa. Ressaltamos que a vacina é segura, protege contra a doença, e a imunização é importante. Fica aqui o nosso apelo aos responsáveis, para que mantenham os calendários vacinais atualizados”.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui