
Considerado um dos cartões postais de Araquari, a Barra do Itapocu sempre foi procurada em virtude da paisagem deslumbrante. Com suas praias paradisíacas, dunas imponentes e uma rica biodiversidade, o destino encanta os visitantes que buscam tranquilidade e conexão com a natureza. A região, também, abriga o Rio Itapocu, oferecendo oportunidades para a pesca esportiva, passeios de barco e caiaque.
Além do cenário apaixonante, a Barra do Itapocu chama a atenção, também, pelo momento de grande desenvolvimento que está vivenciado nos últimos tempos. Para potencializar o lazer e diversão que a natureza propicia, Araquari está investindo em infraestrutura e atrações socioculturais para tornar a Barra do Itapocu o destino ideal para os visitantes da região.
Confira as novidades na região:
1) Em breve terá a maior marina da América do Sul
A Barra do Itapocu foi o local escolhido para a instalação da Marina’s Park, um clube náutico de alto padrão. O complexo está sendo construído em uma área de mais de 50 mil metros quadrados e contará com quadras de esportes, piscinas, espaços para eventos, restaurantes e lojas. Já recebeu o título de maior marina da América do Sul.
Com diversão para toda a família, o Marina’s Park será contemplado por diversas áreas de esporte (Natação Indoor, Natação Oceânica, Beach Tênis e muito mais). Também receberá diferentes tipos de clubes (Clube De Remo, Clube De Vela, Clube Da Mulher, entre outros), e atividades como Feiras Náuticas, Regatas, Colônia De Férias e Escola De Culinária. A entrega está prevista para 2026.
2) Projetos culturais durante o ano
Para o fortalecimento do turismo, a prefeitura de Araquari investe na criação de programações na Barra do Itapocu que aproveitam o melhor da época do ano. Em janeiro, há o Agita Verão, que incentiva a prática de esportes e o bem-estar da população. O projeto acontece durante a alta temporada e é contemplado por shows locais, torneios de futevôlei e vôlei de praia, campeonatos de surf e pesca. Já as crianças podem participar de atividades como aulas de dança, tênis de mesa, frescobol e gincanas. Para fomentar a economia local, durante o Agita Verão, acontece a Feirinha da Praia, em que produtores e artistas da região oferecem seus produtos.
Uma outra festividade que costuma colocar Araquari no radar dos turistas é o final de ano. Para oferecer uma experiência interessante, a prefeitura criou o Réveillon Itapocu. A praia também virou palco da tradicional virada de ano de Araquari e tem atraído não só os moradores locais, como de outras cidades.
De colonização açoriana, uma das heranças culturais de Araquari é o Stammtisch, uma festividade cujo intuito é reunir pessoas com muita comida e bebida. A festa entre amigos, que já chegou na 8ª edição, acontece com o apoio de comércios locais e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari.
3) Infraestrutura pública para qualidade de vida
Em breve, a população da Barra do Itapocu poderá contar com a nova UBS que terá capacidade para atender as 1220 pessoas cadastradas na Secretaria de Saúde do Município, um total de 587 famílias beneficiadas. A nova UBS terá dois consultórios médicos, farmácia, recepção, triagem, sala de espera, sala de imunização, sala de curativo, salas para o manuseio de resíduos de saúde e esterilização, sanitários acessíveis, além de espaços específicos destinados aos funcionários da saúde que trabalharão na UBS.
Para impulsionar o desenvolvimento da região, um outro investimento público está sendo o processo de reurbanização da Barra do Itapocu. Em 2019, recebeu a 3ª Etapa do Programa de Regularização Fundiária, uma ação promovida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Além disso, o projeto inclui a manutenção e desassoreamento da Lagoa da Cruz, a construção de molhes de pedra e a instalação de portais com câmeras.
A infraestrutura também está sendo ampliada, com a extensão de rede e iluminação pública em 13 ruas, incluindo a colocação de 100 postes, num investimento de mais de R$1,5 milhão. As obras de pavimentação estão em andamento e algumas já foram finalizadas, como as ruas Cecília da Cunha Costa e Paulino José Forte. Além disso, o estacionamento da Barra está recebendo pavimentação em paver, o que torna a via mais segura.
Essas iniciativas de reurbanização visam transformar a Barra do Itapocu em um local mais atrativo para moradores e turistas, promovendo o crescimento econômico e o bem-estar da comunidade local. Aliado às belas paisagens, a modernização da infraestrutura é fundamental para impulsionar o potencial turístico e socioeconômico da região.
