
A Prefeitura de Araquari instituiu o Centro de Operações de Emergências (COE) da dengue, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.
O COE tem o objetivo de articular ações visando o atendimento integral das pessoas com sintomas de dengue, evitando o colapso no sistema assistencial, o fomento de ações de vigilância, de fornecer subsídios para a tomada de decisões dos gestores de saúde, promover a ampla divulgação dos casos e dos indicadores relacionados à dengue e outras arboviroses no município, ampliar o diálogo com os outros municípios, a fim de favorecer a cooperação regional.
“Além de todas as medidas que a prefeitura vem adotando para conter o avanço da doença no município, é preciso que todos façam a sua parte. Olhem seus quintais, as casas e locais que possam conter água parada. Invista dez minutos por semana para fazer essa investigação e peça ao vizinho que faça o mesmo”, reiterou o vice-prefeito, Gordo Jasper.
O prefeito de Araquari, decretou, também, situação de emergência em saúde pública, em todo o território do Município, em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti e da epidemia de casos de infecção pelo vírus da dengue.
