domingo, 20 de julho de 2025 | 03:07:50 Now16°C

Barco encalhado na praia de Navegantes é removido após oito meses

barco

O barco que encalhou na madrugada de 31 de outubro de 2024 na praia do Gravatá, em Navegantes, foi finalmente removido nesta quinta-feira (10), após mais de oito meses abandonado no local. A operação de retirada envolveu uma força-tarefa coordenada por órgãos municipais e marcou o fim de um longo processo de deterioração da embarcação.

Com o passar do tempo, o pesqueiro se transformou em ponto turístico e passou a integrar a paisagem da praia. Porém, a deterioração avançou, fazendo com que parte da estrutura afundasse e pedaços de madeira e outros materiais se espalhassem pela faixa de areia, oferecendo riscos aos frequentadores.

A remoção teve início às 5h40 da manhã e envolveu cinco secretarias e superintendências da Prefeitura de Navegantes. Para a demolição e retirada dos destroços foram utilizadas duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um caminhão guindauto (munck) e três caçambas.

Segundo a prefeitura, a retirada foi respaldada pelo Código de Posturas do município, com base nos artigos que tratam do uso indevido das praias. A ação também exigiu a obtenção de documentos junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Gestão da Orla, Capitania dos Portos, empresa proprietária da embarcação e outros órgãos públicos.

Além de ser multado, o proprietário do barco será responsabilizado pelos custos totais da operação, cujo valor ainda será calculado pela administração municipal.

Participaram da força-tarefa as secretarias de Turismo, Infraestrutura, Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação, Procuradoria-Geral do Município e a Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito.

Foto e fonte: ND+ 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades